Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Obra com tela oculta de Picasso é leiloada por US$ 67,5 milhões

'La Gommeuse', com retrato nu de uma prostituta, possui em seu verso uma segunda pintura do artista espanhol

A pintura La Gommeuse, que pertence ao período azul de Pablo Picasso, foi arrematada nesta quinta-feira por 67,5 milhões de dólares no leilão promovido pela Casa Sotheby’s, em Nova York. O artista espanhol tinha apenas 19 anos quando produziu a obra de 1901, época em que acabara de chegar a Paris, na França, país onde morou durante boa parte de sua vida adulta.

O chamado período azul engloba um momento em que o pintor estava com depressão, após o suicídio de seu grande amigo Carlos Casagemas. Nesta fase, ele adota tons mais frios em suas telas, como o azul e o verde, e passa a apresentar temas pungentes como músicos, prostitutas e alcoólatras.

Leia também:

Obras raras de Portinari vão à venda em leilão que pode arrecadar R$ 9 milhões

Possíveis restos de Mona Lisa são encontrados em Florença

Ladrão substituiu nove obras de Warhol por falsificações

EUA entregam à França pintura de Picasso roubada há 14 anos

La Gommeuse retrata uma artista de cabaré com os seios à mostra e um olhar intenso. A pintura ganhou novo valor recentemente, quando foi descoberta em seu verso uma segunda tela oculta, com o retrato nu de Pere Mañach, um amigo catalão de Picasso.

Nesta mesma noite, na sessão da Sotheby’s dedicada à arte moderna e impressionista, foi arrematado Nymphéas de Claude Monet, que poderia ter alcançado os 50 milhões de dólares, segundo as estimativas prévias, mas cujo preço final ficou em 33 milhões de dólares.

Tanto La Gommeuse como Nymphéas pertenciam ao mesmo colecionador, o empresário William I. Koch, e ficavam uma perto da outra no salão do magnata e filantropo americano. A obra de Picasso foi adquirida por ele em 1984, por 3 milhões de dólares. Na época, ainda não se sabia da pintura no verso, descoberta no trabalho de restauração realizado no ano 2000.

(Da redação com agências EFE e France-Presse)