Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

OAB-PE e famosas repudiam vídeo machista de brasileiros na Copa da Rússia

Entre os homens que aparecem constrangendo uma mulher estrangeira está Diego Valença Jatobá, que também já foi secretário de Turismo de Ipojuca

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Pernambuco, divulgou nesta segunda-feira uma nota de repúdio à atitude do grupo de brasileiros que protagoniza um vídeo machista gravado durante a Copa do Mundo da Rússia. No vídeo, que viralizou na internet, vários torcedores brasileiros constrangem uma mulher estrangeira, tentando fazer com que ela repita termos chulos em português.

“Dentre os protagonistas do lamentável episódio, identifica-se o advogado Diego Valença Jatobá, regularmente inscrito nesta Seccional”, diz a nota, referindo-se a um dos homens que aparecem no vídeo. Jatobá também foi secretário de Turismo de Ipojuca (PE), onde está a praia de Porto de Galinhas, pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Veja também

“A preconceituosa atitude é causa de vergonha para todos nós, brasileiros, e vai na contramão do atual contexto de luta contra a desigualdade de gênero, em que cada dia mais as instituições públicas e privadas estão em busca de soluções conjuntas para que nenhuma mulher sofra qualquer tipo de violência ou discriminação pelo fato de ser mulher”, diz a nota.

A OAB-PE salienta que o Brasil é o quinto país no ranking mundial de violência contra as mulheres e que uma mulher é vítima de violência física ou verbal no país a cada dois segundos. “As estatísticas são alarmantes e nos levam a uma profunda reflexão sobre a necessidade de uma mudança urgente da cultura machista e patriarcalista em que nossa sociedade ainda está, infelizmente, inserida.”

Famosas reagem

Nas redes sociais, artistas brasileiras condenaram o conteúdo do vídeo. “Não é engraçado. É machismo. Misoginia. E vergonha. Muita vergonha”, escreveu a atriz Bruna Linzmeyer em seu perfil no Instagram, publicando o vídeo com o rosto da moça borrado. “Que vergonha, Meu Deus”, disse a também atriz Laura Neiva.

Confira abaixo as publicações de algumas das famosas que repudiaram o vídeo:

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. ronaldo gomes

    Brasileiros como sempre fazendo macaquices no exterior. Essa é a dita elite brasileira kkkk.

    Curtir

  2. Fala bem da OAB que a Redação publica seu comentário.

    Curtir

  3. severiano filho

    Não é vergonha para mim, pois não sou igual a esse DEGENERADO. É vergonha para os pais dele, para os irmãos dele e para a criação que ele teve e vergonha principalmente para o lugar onde ele nasceu e para quem o colocou como secretário de turismo da cidade de IPOJUCA/PE. Não passa de um moleque chulé que nunca cresceu. Você contrataria um advogado desse?

    Curtir

  4. Democrata Cristão (Liberdade de Expressão é meu direito CF 88 art 5 e art 220)

    Brasil, como sempre, exportando merd@!

    Curtir

  5. Andrei Tchepurnoy Machado

    Muito bem…realmente tremenda falta de respeito com a moça…povo sem noçao em todos os níveis da nossa sociedade.

    Curtir

  6. gilson schnaider

    Essa e a cara Brasil #lixo, vem pra ca e fazem muita $nerda tambem.povo &escroto

    Curtir

  7. Se falar mal da OAB,eles censuram seus comentarios

    Curtir

  8. Luciano Da Silva

    Muito falatório. Pq não comentam do turismo sexual aqui no Brasil durante a Copa de 2014?

    Curtir

  9. JOSE ROBERTO DE LIMA MACHADO

    Deverão ser punidos “exemplarmente”.Se não vai pela educação, vai pela punição. Precisamos deixar de ser o país da ralé.Acabou!…tempos novos!…pós “Lava Jato”.

    Curtir