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O mundo da moda na crista da web

Estilistas e empresários tentam compreender e utilizar a seu favor a força das redes sociais e o conteúdo independente produzido na internet

Por Andréa Dutra, do Rio de Janeiro
27 Maio 2011, 14h58

O conceito mandatório no mundo da moda atual é o de prosumer (producer + consumer), isto é: “prossumidor” = produtor + consumidor

Em 2008, do alto de seus 12 anos de idade, Tavi Gevinson começou a ditar moda em seu blog. Virou VIP nos eventos de moda e ganhou status de cool hunter e de trend setter – olheira multidisciplinar de tendências, inclinações e padrões de comportamento, formadora de opinião. Mas Tavi não está só. Uma busca na palavra fashion, na ferramenta de busca do Google, dá mais de 2 bilhões e 500 milhões de resultados, com uma produção de conteúdo muito além dos veículos e das marcas da indústria tradicionais. Amadorismos e modismos à parte, empresários e estilistas tentam permanentemente compreender como a rede favorece e transforma o diálogo entre os que produzem e os que consomem moda.

O Fashion Business Verão 2012 propõe um foco na profissionalização do universo da moda, na formação técnica de seus profissionais e dos profissionais das áreas de convergência do setor, em busca de uma economia criativa, que comporte artesanato, design e alta tecnologia. Para falar sobre Mídias sociais e moda, o Fórum de Lojistas do Fashion Business recebe nesta sexta-feira, às 17h, o especialista em projetos digitais e marketing na internet Raphael Lassance, diretor de internet da i9Brasil, agência de marketing de relacionamento, que tem diversos clientes expositores no FB.

Raphael explica como as redes sociais estão cada vez mais inseridas nos ciclos de lançamento das coleções e como os estilistas podem usar as mídias sociais para monitorar a aceitação de uma coleção antes, durante e depois do lançamento. A popularização dos blogs, sites e redes sociais abriu um canal de expressão para o usuário, que quer falar e ser ouvido. O monitoramento, em tempo real, é a mola mestra dessa nova forma de relacionamento entre marca e cliente. Assim que uma marca lança uma coleção, robôs vasculham sites, blogs e redes sociais procurando por palavras-chave relacionadas à marca e classificam as informações colhidas. A marca fica sabendo, imediatamente, qual a percepção do cliente sobre a coleção e se ela está alinhada com a expectativa do cliente e da marca. Os clientes também esperam que a marca se renove a partir dessa escuta.

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A moda sempre foi pioneira nas artes da venda, no atiçamento da cobiça, do desejo de possuir o que se gosta. Haja propaganda, catálogos, culto às personalidades, mitos, fotos maravilhosas, milhares de revistas, lançamento de várias coleções ao longo do ano, teasers, vídeos. A moda sabe se vender e as mídias sociais multiplicam sua circulação como nunca antes. O conceito mandatório no mundo da moda atual é o de prosumer (producer + consumer), isto é: “prossumidor” = produtor + consumidor. O consumidor sabe o que quer, diz o que quer consumir, e espera ser atendido. Manda quem pode, obedece quem tem juízo.

Caiu na rede, é moda – Profissionais, amadores, curiosos e apaixonados por moda. Adultos, adolescentes e crianças, a blogosfera fashion é gigantesca, para todos os gostos ou falta dele. Todas as marcas que participam das semanas de moda têm site, muitas também têm blog e estão nas redes sociais, trocando figurinhas com o cliente. Blogs de dicas de estilo são comuns, há personal stylists de todos os tipos: caros, baratos e até de graça. É só saber procurar. Aqui vão algumas dicas de blogs de moda:

https://www.thestylerookie.com – Blog da Tavi Gevinsen

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www.polyvore.com – Onde é possível criar looks misturando peças de marcas e depois comprá-las

www.avenaestilo.com – Blog opinativo, de olho nas semanas de moda daqui e de lá

www.hojevouassim.com.br – Cris Guerra fez escola ao mostrar seus looks cotidianos

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www.amigachic.com.br – Fabiana Zambrano fala de tendências

Com que roupa eu vou – Carol Hungria dá dicas de como usar o quê em que situação

https://ffw.com.br/ – calendários oficiais da moda brasileira, notícias do grande monde da moda;

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https://www.fhits.com.br – Pool de blogs de moda;

https://rioetc.com.br/ – Nos moldes do https://www.thesartorialist.com , mostra a moda de gente comum, nas ruas

https://www.renataabranchs.com.br/blog/ – Bureau de estilo de Renata Abranches;

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https://cafeamigasebobagens.blogspot.com/ – Maria Dória mistura moda internacional e dicas bem “mulherzinha”

https://estaciofashion.blogspot.com/ – O pessoal do Instituto Zuzu Angel de Moda mostra sua produção

https://mi-cajon.blogspot.com/p/about.html Cariocas espalhados pelo mundo falam de moda de rua, arte e design

E para brincar de estilista, o site https://www.dressupgames.com/fashion.html oferece um monte de jogos de moda para crianças de todas as idades.

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