Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

O fim do mundo já esteve mais próximo – na ficção

O temor de que a espécie humana seja extinta por asteroides é tema recorrente de filmes de terror e ficção científica

Cena do filme 'Armageddon' que mostra a luta de oficiais da Nasa para tirar a Terra da rota de um asteroide Cena do filme ‘Armageddon’ que mostra a luta de oficiais da Nasa para tirar a Terra da rota de um asteroide

Cena do filme ‘Armageddon’ que mostra a luta de oficiais da Nasa para tirar a Terra da rota de um asteroide (/)

O cinema é um dos terrenos mais fertéis para explorar situações apavorantes que envolvam ameaças ao planeta Terra vindas do espaço. Quedas de meteoritos, como a que atingiu a Rússia nesta sexta-feira, são temas recorrentes de filmes de terror e ficção científica.

LEIA TAMBÉM:

Asteroide passará ‘raspando’ a Terra nesta sexta-feira

O cenário apocalíptico inspirou diretores independentes nos anos 80, em particular do cinema trash, blockbusters e até o consagrado cineasta dinamarquês Las Von Trier (além do seriado mexicano Chapolin, como lembraram nesta sexta leitores da página de VEJA no Facebook). Confira abaixo:

‘O Terror Veio do Espaço’ (1962)

Lançado em 1962, foi um dos primeiros filmes a tratar de meteoros. Nele, 99% da população da Terra fica cega após olhar muito tempo para o brilho de chuva de meteoritos. A situação piora quando alienígenas disfarçados de plantas usadas em experimentos científicos atacam as pessoas. 

‘Meteoro’ (1979)

Estrelado por Sean Connery, o filme insere questões políticas da Guerra Fria em uma ficção científica. A humanidade fica a ponto de ser extinta quando um cometa de quase oito quilômetros de extensão entra em rota de colisão com a Terra. A única salvação é os Estados Unidos e a União Soviética se unirem contra o meteorito.

‘A Noite do Cometa’ (1984)

Neste filme trash dos anos 80, a passagem de um cometa transforma metade da população da Terra em vampiros. Duas amigas lutam juntas contra os morto-vivos. 

‘Comboio do Terror’ (1986)

O filme foi o primeiro dirigido por Stephen King e é baseado em um de seus livros. No trailer, o escritor promete aterrorizar o público ao contar uma história assustadoramente nonsense. Após a passagem de um meteoro, carros e máquinas ganham vida e viram assassinos.

‘Armageddon’ (1998)

Após descobrirem que um asteroide do tamanho do estado americano do Texas vai atingir a Terra em menos de um mês, astronautas da NASA têm de dar um jeito de impedir a colisão. O longa tem Bruce Willis e Ben Affleck no elenco e é o mais lembrado quando se fala em filmes sobre meteoritos.

‘Impacto Profundo’ (1998)

Lançado no mesmo ano de Armageddon, sua história imita a do concorrente – mas a qualidade é pior. Fazem parte do elenco a atriz Téa Leoni e o ator Elijah Wood (que ficaria famoso como o Frodo de O Senhor dos Anéis anos depois).

‘Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo’ (2012)

Dodge (Steve Carell) é um quarentão solitário que não vê motivos para ficar triste ao saber que, em questão de alguns dias, um meteorito atingirá a Terra, extinguindo a humanidade. É só quando conhece Penny (Keira Knightley) que ele encontra um motivo para apreciar seus últimos dias na Terra.

‘Chapolin Colorado e os Aerolitos’ (1980)

Um dos episódios mais famosos da série cômica mexicana trata de uma chuva de “aerolitos” (cuja pronúncia correta é, na verdade, aerólitos). No episódio, um cientista interpretado por Ramón Valdez (o Seu Madruga do seriado “Chaves”) é contrariado por pessoas que insistem em chamar os “corpos celestiais” de pedras.

‘Melancolia’ (2011)

Na versão do diretor dinamarquês Lars Von Trier para o fim do mundo, um planeta chamado Melancolia está em rota de colisão com a Terra. Diante da tragédia, duas irmãs tentam aparar as arestas da relação conturbada.