Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Novo viral, ‘Harlem Shake’ já é a mais baixada nos EUA

A música, que virou meme com vários vídeos no YouTube, também aparece como a 16ª música mais comprada por usuários do iTunes no Brasil

A música Harlem Shake, que deu origem a vários vídeos bizarros no YouTube, alcançou nesta terça-feira o primeiro lugar na lista das músicas mais baixadas no iTunes dos Estados Unidos. No Brasil, a faixa aparece em 16ª entre as mais compradas pela loja da Apple.

LEIA TAMBÉM:

LEIA TAMBÉM: Harlem Shake, a dança nonsense que ganha o YouTube

O caso Psy: quando a bizarrice se torna um trunfo


Criada pelo DJ americano Baauer, a música se tornou trilha de uma série de vídeos desde o início de fevereiro. Em todos eles, há um grupo de pessoas no qual apenas uma aparece dançando a introdução da música. Na metade da canção, quando o som fica mais agitado, o vídeo mostra para o grupo todo dançando, muitas vezes de formas bizarras — sem camisa, simulando sexo com algum objeto ou até batendo a cabeça na parede.

A rapidez com que a música se popularizou já foi comparada ao sucesso de Gangnam Style, do rapper Psy, que também começou como um viral no YouTube e foi ganhando várias paródias. Em apenas nove dias, Harlem Shake ganhou mais de 12.000 adaptações — entre elas, uma gravada na Avenida Paulista, em São Paulo.