Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Dez perfis do Instagram que mostram SP de maneira surpreendente

Das casinhas de vó da Mooca às curvas do Copan, do Butantã à Av. Paulista, confira imagens da cidade filtrados pelos olhares de seus melhores observadores

O Instagram se tornou uma boa ferramenta maneira para redescobrir São Paulo. No aniversário da cidade, VEJA elaborou um guia de perfis que trazem os ângulos mais diversos da cidade e que retratam ‘a capital da vertigem’ de uma maneira surpreendente.

Instamooca
Jacqueline Brizida expandiu a Mooca para fora dos limites do bairro (quem é da Mooca conhece bem onde mora), ganhou seguidores pelo Brasil e foi reconhecida pelo jornal inglês The Guardian como um das melhores fotógrafas urbanas do mundo. O perfil traz uma coleção de casas de avós e, por algum motivo, muitas fotos de Kombis bem cuidadas.

Sp_na_bike
O destino não é tão essencial quanto o meio para chegar nessa conta do Instagram. O sp_na_bike percorre São Paulo e mostra sempre os caminhos da cidade para quem está sob duas rodas — mas sem motor.

A menina da bolsa
O perfil mostra diversos cantos da cidade. O que muda aqui é que em todos os enquadramentos há, como diz nome do perfil, uma menina com uma bolsa dialogando com lugares conhecidos da cidade.

São Paulo Antiga
O perfil funciona como se fosse uma arqueologia da cidade. O fotógrafo coleciona cenas com sobrados no início do século 20 ou carros fora de circulação. São imagens de uma São Paulo do passado certamente menos cinza  e talvez menos selvagem.

Antiga residência de Alfredo Prates, hoje pertencente ao Grupo Porto Seguro

A post shared by São Paulo Antiga (@saopauloantiga) on

SP da Garoa
Sob o comando de Rafa Gushi, o perfil é mais um agregador de conteúdo que vasculha o Instagram em busca de cenas que retratem o cotidiano do paulistano.

Alexandre Urch
Alexandre Urch se descreve em seu perfil como um “contador de histórias e metamorfose fotográfica ambulante”. Seu olhar parece sempre buscar o que há de cores vivas em São Paulo em contraste com o que há de sombrio.

Super São Paulo
É outro perfil que busca pela as fotos pela rede social e elege para mostrar o que há de surpreendente e, por que não?, belo na cidade. Faz parte de uma franquia internacional chamada Superhubs que usa o mesmo sistema em vários países do mundo.

Olhares de Sampa
Também é um agregador de fotos. Tem como foco, contudo, todos os tipos de olhares de uma cidade múltipla como São Paulo — sejam eles sujos, limpos, bonitos ou feios.

Click de @bnrocha . Foto selecionada através da tag #olharesdesampa

A post shared by Olhares de Sampa (@olharesdesampa) on

César Ovalle
O fotógrafo César Ovalle percorre as ruas de São Paulo, procurando delicadezas de uma metrópole violenta. As curvas dos prédios, os grandes planos com edifícios a perder de vista e os pés do fotógrafo no contexto urbanos são alguns dos elementos mais constantes.

A post shared by César Ovalle (@cesinha) on

São Paulo Walk
Quem publica uma foto com a hashtag ‘saopaulowalk’ dá um sinal para o perfil que leva o mesmo nome compartilhar a imagem com outros caminhantes da cidade. São imagens feitas por quem vive a cidade com os pés no chão, mas olhos para cima.

Foto clicada no Centro por @ramygrams. Via #saopaulowalk.

A post shared by São Paulo Walk (@saopaulowalk) on