Clique e assine com 88% de desconto

Dez perfis do Instagram que mostram SP de maneira surpreendente

Das casinhas de vó da Mooca às curvas do Copan, do Butantã à Av. Paulista, confira imagens da cidade filtrados pelos olhares de seus melhores observadores

Por Da redação - Atualizado em 25 jan 2017, 19h47 - Publicado em 25 jan 2017, 19h33

O Instagram se tornou uma boa ferramenta maneira para redescobrir São Paulo. No aniversário da cidade, VEJA elaborou um guia de perfis que trazem os ângulos mais diversos da cidade e que retratam ‘a capital da vertigem’ de uma maneira surpreendente.

Instamooca
Jacqueline Brizida expandiu a Mooca para fora dos limites do bairro (quem é da Mooca conhece bem onde mora), ganhou seguidores pelo Brasil e foi reconhecida pelo jornal inglês The Guardian como um das melhores fotógrafas urbanas do mundo. O perfil traz uma coleção de casas de avós e, por algum motivo, muitas fotos de Kombis bem cuidadas.

Ver essa foto no Instagram

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Lindas pastilhas #mooca #saopaulo #brazil #saopaulowalk #saopauloantiga #splovers #saudosamooca #vivamooca #instamooca #amosp #almapaulista #arteemfoco #door #porta #city_explore #guardiancities #meubairro #saopaulo_sp #saopaulocity #seemycity9

Uma publicação compartilhada por Jacqueline Brizida (@instamooca) em

Publicidade

Sp_na_bike
O destino não é tão essencial quanto o meio para chegar nessa conta do Instagram. O sp_na_bike percorre São Paulo e mostra sempre os caminhos da cidade para quem está sob duas rodas — mas sem motor.

View this post on Instagram

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Guarapiranga instagram.com/sp_na_bike #saopaulo #zonasul #represa #guarapiranga #brompton #bike

A post shared by São Paulo na bike (@sp_na_bike) on

A menina da bolsa
O perfil mostra diversos cantos da cidade. O que muda aqui é que em todos os enquadramentos há, como diz nome do perfil, uma menina com uma bolsa dialogando com lugares conhecidos da cidade.

View this post on Instagram

Publicidade
Publicidade
Publicidade

A menina da bolsa A entrada vermelha #ameninadabolsa #sp4you #splovers #saopaulocity #saopaulo #sp #vermelho #internationalwomensday #ruiva #ginger #Headred #backpack #wanderlust #city #brazil #br #mulheresdesp #ibirapuera #oscarniemeyer #arquitetura #sampa #portraitphotography #portrait

A post shared by A menina da bolsa (@ameninadabolsa) on

São Paulo Antiga
O perfil funciona como se fosse uma arqueologia da cidade. O fotógrafo coleciona cenas com sobrados no início do século 20 ou carros fora de circulação. São imagens de uma São Paulo do passado certamente menos cinza  e talvez menos selvagem.

View this post on Instagram

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Antiga residência de Alfredo Prates, hoje pertencente ao Grupo Porto Seguro

Publicidade

A post shared by Instituto São Paulo Antiga (@saopauloantiga) on

SP da Garoa
Sob o comando de Rafa Gushi, o perfil é mais um agregador de conteúdo que vasculha o Instagram em busca de cenas que retratem o cotidiano do paulistano.

View this post on Instagram

Publicidade
Publicidade
Publicidade

💧🎉🎂 #SPDAGAROA463 por @matheusbribeiro ~ Série 1/3 de cliques captados via #drone: da região do #Morumbi, do estádio do #Pacaembu, do #ObeliscodoIbirapuera e da árvore de Natal do Ibirapuera – Nesse mês especial de aniversário de SP, continue a marcar o teu clique com a #SPDAGAROA463 que republicaremos outros notáveis e dignos de destaque, ok? ••• Use #spdagaroa Siga!📷 Instagram.com/spdagaroa Curta!👍 Facebook.com/spdagaroa Acesse!➡️ www.SPdagaroa.com.br •••

A post shared by São Paulo da garoa (@spdagaroa) on

Publicidade

Alexandre Urch
Alexandre Urch se descreve em seu perfil como um “contador de histórias e metamorfose fotográfica ambulante”. Seu olhar parece sempre buscar o que há de cores vivas em São Paulo em contraste com o que há de sombrio.

View this post on Instagram

Publicidade
Publicidade
Publicidade

E para uma cidade cada dia mais cinza, um pouco de cor sobre ela. #babiloniazeroonze#saopaulo #sãopaulo #sampa #sp #chuva #rain #verãoseulindo2017 #guardachuva #umbrella

A post shared by Alexandre Urch (@aurch) on

Super São Paulo
É outro perfil que busca pela as fotos pela rede social e elege para mostrar o que há de surpreendente e, por que não?, belo na cidade. Faz parte de uma franquia internacional chamada Superhubs que usa o mesmo sistema em vários países do mundo.

View this post on Instagram

Publicidade
Publicidade
Publicidade

❂ 📷 by @leandro_godoi ❂ congratulations! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ❂ chosen by @gordo13 ❂ #super_saopaulo #SHzzz_hub ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ❂ Team 🇧🇷 ❂ mod @digodeboas ❂ ambassador @gordo13 ❂ coord @amy_yuang_ud ❂ chief @jamjammal ❂ founder @carlos_koji ⠀⠀⠀⠀⠀ ❂ visit @superhubs ( @edits_oftheworld @digodeboas @carim83 @super_europe ) #leandro_godoi_sp

A post shared by 🇧🇷 @superhubs (@super_saopaulo) on

Olhares de Sampa
Também é um agregador de fotos. Tem como foco, contudo, todos os tipos de olhares de uma cidade múltipla como São Paulo — sejam eles sujos, limpos, bonitos ou feios.

View this post on Instagram

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Click de @bnrocha . Foto selecionada através da tag #olharesdesampa

Publicidade

A post shared by Olhares de Sampa (@olharesdesampa) on

César Ovalle
O fotógrafo César Ovalle percorre as ruas de São Paulo, procurando delicadezas de uma metrópole violenta. As curvas dos prédios, os grandes planos com edifícios a perder de vista e os pés do fotógrafo no contexto urbanos são alguns dos elementos mais constantes.

View this post on Instagram

A post shared by César Ovalle (@cesinha) on

São Paulo Walk
Quem publica uma foto com a hashtag ‘saopaulowalk’ dá um sinal para o perfil que leva o mesmo nome compartilhar a imagem com outros caminhantes da cidade. São imagens feitas por quem vive a cidade com os pés no chão, mas olhos para cima.

View this post on Instagram

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Foto clicada no Centro por @ramygrams. Via #saopaulowalk.

A post shared by São Paulo Walk (@saopaulowalk) on

Publicidade