Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

No YouTube, Xuxa investe em edição bizarra e autopromoção

'Faz o canal aí na nossa pegada, é amador', diz um youtuber a Xuxa, que parece ter seguido a dica à risca

Por Meire Kusumoto Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 26 out 2016, 09h20 - Publicado em 26 out 2016, 09h19

Lançado há três dias, o Canal X, a investida de Xuxa no YouTube, ainda é uma incógnita. No primeiro vídeo, um teaser do canal, a apresentadora aparece em sua mansão tocando piano, interagindo com Maria, que trabalha em sua casa há trinta anos, cortando bolo e brincando com seus cachorros. No segundo, ela fala de Xuchá, espetáculo sobre sua trajetória que apresentou no último sábado, em uma festa para maiores de 18 anos no Rio de Janeiro. Já no terceiro clipe, publicado nesta terça-feira, a loira mostra os bastidores dos Meus Prêmios Nick, premiação do canal infantil Nickelodeon, em que recebeu o troféu Ajude Seu Mundo, pela sua Fundação Xuxa Meneghel.

Ainda não dá para saber quais são as intenções de Xuxa com o canal, além, é claro, de marcar presença em uma plataforma de importância crescente. Até aqui, parece ser uma repetição do que a apresentadora já faz em seu programa na Record e em suas redes sociais: autopromoção. A diferença é que, nos vídeos, a loira fala de si com a ajuda de uma edição tão estranha que tira a atenção de qualquer coisa que a imagem tente mostrar. No terceiro clipe, isso fica bastante evidente: zoom e repetição de cenas para efeito cômico (repetição que não é nada engraçada) e efeitos sonoros típicos de pegadinhas do Silvio Santos (que fazem mais sentido lá do que nos vídeos da Xuxa) deixam o espectador com uma grande dúvida sobre o que está se passando na tela do computador.

Continua após a publicidade

No terceiro vídeo, a loira parece querer uma forcinha de quem está nesse nicho há mais tempo. O clipe é recheado de youtubers como Kéfera, Christian Figueiredo, Ana Maria Brogui e Malena. “Faz o canal aí na nossa pegada, é amador. Faz uma bagunça, uma zoeira, a gente confia em você, a gente acredita”, diz Júlio Cocielo, do Canal Canalha, em um recado para a apresentadora. Xuxa parece ter aceitado o conselho do rapaz, fazendo seus vídeos de maneira… bem amadora.

É possível que, nessa empreitada, a loira mire o público jovem, que nem sequer existia quando ela estava em seu auge e que agora consome vorazmente o conteúdo de youtubers. Mas é difícil acreditar que ela vá conseguir conquistar esses novos fãs com o tipo de vídeo que vem postando. Afinal, quem é que vai se interessar em assistir a um clipe em que ela apresenta o tal Xuchá? “Quem é Xuxa?”, perguntariam os adolescentes, em primeiro lugar. E, caso dessem uma chance, logo se distrairiam com os efeitos de edição pinçado entre os piores à disposição. Nesse ponto, a apresentadora ainda tem muito a aprender com a nova geração.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.