Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

No ‘Superstar’, Fábio Jr. descobre o Google

Cantor romântico se empolga e faz o papel de pesquisador do passado das bandas. Reality show ficou mais uma vez atrás de Silvio Santos no ibope

Demorou, mas Fábio Jr. descobriu um jeito de se manter atualizado, fazer comentários pertinentes – às vezes impertinentes – e investigar o passado das bandas que participam do SuperStar. O galã da música romântica tem um ‘truque sujo’: o Google. “Vocês têm um projeto social muito importante”, disse, ‘gastando’ conhecimento ao consolar a banda capixaba Cidade do Reggae. Tirou onda, mas não o sorriso amarelo dos rapazes que haviam acabado de se apresentar.

Fábio se empolga. E leva tudo anotado, para poder interromper quem estiver com a palavra e despejar pílulas de ‘sabedoria’. Em um programa ao vivo, é natural que as quatro pessoas com microfones ligados se atropelem vez por outra. Mas nem de longe Fernanda Lima, Ivete Sangalo e Dinho Ouro Preto o superam nesse ponto.

Os cacos, brincadeiras e até os micos de SuperStar tentam tornar o programa mais divertido. Mas o resultado ainda está longe do que quer a Globo no horário depois do Fantástico: o reality show continuou atrás do Programa Silvio Santos na audiência. Pela segunda semana consecutiva, o SBT liderou o ibope no período em que a disputa esteve no ar: 11,5 pontos contra 10,5.

Na segunda rodada de duelos, nesse domingo, o cantor conseguiu bater o próprio recorde e fez de Ivete sua principal vítima. Ainda no primeiro bloco, Move Over havia acabado de se apresentar. “Eu vou dar uma sugestão”, comentava Ivete, interrompida por ele: “Eu também quero dar uma sugestão”. “Eu sou madrinha”, continuou ela, “estou apaixonada, mas quero ouvi-los tocando algo brasileiro”. Ele emendou: “E autoral também, porque eles compõem”. “Vocês compõem” ou “vocês têm trabalho autoral”, aliás, parece ser o novo mantra de Fábio.

No embate com Ivete, o romântico fatiou tanto a explanação da colega que a baiana se deu por vencida. Calou-se. Fábio usou seu tempo: “E o nome que vocês têm, né? Move Over. Que é (pausa constrangedora para ele lembrar o que dizia)… ‘ir além’. Vocês gravaram um CD em 2005 com esse nome, né?” Dinho chegou a pedir: “Posso perguntar uma coisa?” Fábio não deixou: “Tem uma música, Virando o Jogo, que é de vocês, toquem”.

Fernanda Lima tenta equilibrar o falatório. Quando foi anunciar a participação de Yute Lions, ela já se adiantou: “Eles vão tocar música autoral, Fábio Jr.” Em outro momento, o cantor-ator-googlador arriscou um conselho à vocalista do Mary Di. “Você devia fazer alguma coisa como atriz”, sugeriu. “Aí, vai ser outro programa, o The Actors”, soltou a apresentadora, que precisava chamar a xará, Paes Leme, na sala da interatividade.

Depois de ser atropelada pela terceira vez, Ivete decidiu reverter o jogo e saiu falando uma coisa qualquer em meio a mais uma pensata do colega romântico. “Desculpe, viu, Fábio? Continue aí com essa coisa da composição.” Acredite, ele continuou.

Leia também:

Duelo de playbacks perde para Silvio Santos na noite de domingo

Confira sete previsões certeiras para o ‘SuperStar’

Ivete Sangalo, a jurada que só diz ‘sim’

Audições

Na primeira fase, até 50 bandas concorrentes podem se apresentar atrás do telão e, sem saber a porcentagem adquirida, apenas acompanham no painel as fotos daqueles que votam. Quando atingem 70% de votos a favor, o telão sobe, as bandas se revelam e são classificadas para a próxima fase. No final desta etapa, ficam 24 bandas.