Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

‘Ninguém vale o dinheiro pago a Robert Downey Jr.’, diz Gwyneth Paltrow

Atriz que faz par do ator na franquia ‘Homem de Ferro’ fala sobre diferenças de salários entre homens e mulheres em Hollywood

Intérprete da personagem Pepper Potts, par de Tony Stark, vivido por Robert Downey Jr. na franquia Homem de Ferro, Gwyneth Paltrow falou sobre a diferença entre os salários pagos a homens e mulheres no cinema americano em entrevista à revista Variety. “Ninguém vale o dinheiro pago a Robert Downey Jr.”, disse a atriz sobre o cachê do ator, que teria embolsado 50 milhões de dólares por sua participação em Vingadores: Era de Ultron.

A fala faz parte de uma matéria especial da revista sobre o crescimento da busca pela igualdade entre os gêneros em Hollywood este ano, quando diversas atrizes decidiram falar sobre abusos sexuais e discrepância de salários. Gwyneth Paltrow ainda comentou que percebeu a diferença dos pagamentos entre atores e atrizes quando seu pai, o cineasta Bruce Paltrow (Duets: Vem Cantar Comigo), descobriu que um colega de trabalho do sexo masculino, sem grande experiência, ganharia a mesma coisa que sua filha em um filme.

“É frustrante. E até doloroso”, diz a atriz. “Seu salário é uma maneira de quantificar seu valor. Se homens ganham muito mais por fazer o mesmo trabalho, você se sente inferior.”

Leia também:

Aos 40, Gwyneth Paltrow faz strip-tease em novo filme

Robert Downey Jr. é o ator mais bem pago pelo 3º ano seguido

Quase novo ‘Vingadores’, ‘Capitão América 3’ terá 11 heróis

A Variety ainda destaca algumas ações recentes feitas por mulheres em Hollywood, para equilibrar questões relacionadas ao gênero. Entre elas Emma Watson, que lançou uma campanha com as Nações Unidas, pedindo para que homens famosos apoiem a igualdade entre gêneros; Meryl Streep, que fundou uma associação para roteiristas com mais de 40 anos; e Patricia Arquette, que utilizou seu discurso de agradecimento durante o Oscar para pedir por equidade entre os salários.