Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Neta da rainha Elizabeth II ousa ao deixar cicatriz à mostra em casamento

Princesa Eugenie fez questão que seu vestido de casamento tivesse decote nas costas para mostrar as marcas de cirurgia de escoliose; veja fotos

A princesa Eugenie, neta da rainha Elizabeth II, se casou nesta sexta-feira (12) com o empresário Jack Brooksbank, em Windsor. Com as costas à mostra, a noiva chamou a atenção para suas cicatrizes, deixadas por uma cirurgia durante a infância.

Com mangas longas, saia cheia e delicados bordados, o vestido foi um dos grandes destaques da cerimônia. Foi encomendado pela princesa aos estilistas Peter Pilotto e Christopher De Vos.

Segundo Eugenie, um de seus maiores desejos era que a roupa tivesse um decote nas costas e deixasse à vista a cicatrizes de uma operação de escoliose a que ela foi submetida quando tinha 12 anos.

“É uma maneira adorável de honrar as pessoas que cuidaram de mim”, afirmou a princesa em uma entrevista antes do casamento. “É uma forma de defender os jovens que também passam por isso”, completou.

A noiva também escolheu usar a tiara que foi confeccionada para o casamento de sua mãe em 1986. O anel de casamento foi desenhado pelo casal e exibe uma grande safira rosa cercada por diamantes. Segundo relatos, estima-se que valha 100.000 libras (quase 500.000 reais).

Eugenie, de 28 anos e nona na linha de sucessão ao trono britânico, é filha de Andrew, duque de York, e Sara Ferguson, que há vários anos estão divorciados.

A cerimônia de casamento foi realizada na capela de São Jorge, no castelo de Windsor, onde o príncipe Harry se casou com Meghan Markle. Os filhos de Kate e William, o príncipe George e a princesa Charlotte, desempenharam a função de pajem e daminha.

O noivo, Jack, 32 anos, atua no setor hoteleiro, mas também ficou conhecido por gerenciar o Mahiki, uma popular casa noturna de Londres. Já Eugenie atua no mercado de arte.

O casal ficou noivo em janeiro deste ano, na Nicarágua, e anunciou o casamento pouco depois do noivado.

Com menos atenção da imprensa que os primos, a princesa convidou 250 pessoas a mais que Harry para seu casamento. No total, 850 convidados assistiram à cerimônia – e outros 1.200 ficaram do lado de fora da capela, para saudar os noivos depois do casamento.

Os noivos convidaram famosos como Naomi Campbell, Cara Delevingne, Ellie Goulding e George e Amal Clooney.

Gastos

A estimativa é de que os gastos da celebração tenham chegado a 2 milhões de libras (cerca de 10 milhões de reais). A imprensa britânica passou semanas reclamando do valor e afirmando que os tiveram que pagar a conta altíssima.

Nas ruas de Windsor, contudo, não faltaram os adeptos da família real, que agitavam pequenas bandeiras britânicas.

A atração musical escolhida para o casamento foi o tenor Andrea Bocelli. O músico italiano é um dos ídolos da mãe de Eugenie, Fergie. Além dele, a cerimônia ainda contou com uma apresentação da Orquestra Filarmônica Real, da qual o duque de York é patrono.

A emissora britânica BBC, que leva muito a sério os casamentos reais, decidiu não transmitir esta cerimônia, segundo a imprensa, por medo de desagradar seus telespectadores. O casamento, contudo, acabou sendo transmitida pela pequena rede comercial da ITV, cujos comentaristas passaram boa parte da manhã conversando sobre as fortes rajadas de vento que forçaram os convidados a segurar seus ternos e chapéus.

O casal fez todo o possível para conquistar a opinião pública com várias entrevistas gravadas antes da cerimônia, nas quais eles fizeram inúmeros elogios mútuos.

Brooksbank frequenta os altos círculos sociais de Londres, mas é desconhecido do público para além das notícias da imprensa de fofocas.

Depois do casamento, Eugenie continuará a ser chamada de Princesa Eugenie enquanto Jack Brooksbank não terá título real algum.

(Com EFE, AFP e Estadão Conteúdo)