Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Nas rádios brasileiras, só deu música sertaneja em 2014

Sertanejos ocupam as primeiras nove posições da lista das dez canções mais executadas no ano. Em último lugar, ficou 'Happy', de Pharrell Williams

A música sertaneja dominou as rádios brasileiras em 2014. Na lista divulgada pela agência Crowley, que mede quantas vezes as canções são executadas pelas emissoras do país, os sertanejos estiveram presentes em nove das dez primeiras posições. A exceção foi a última colocada, Happy, do cantor e produtor Pharrell Williams.

Leia também:

Amor, músculos e cifras: Lucas Lucco e o novo sertanejo

Sertanejo Lucas Lucco supera Katy Perry no YouTube

Zezé Di Camargo e a arte do ‘selfie-elogio’

Após biquíni-petisco, Paula Fernandes exibe barriga-palito

A hegemonia do chamado sertanejo romântico, que já dominou os primeiros lugares em outras temporadas, afirma-se ano a ano como o único gênero popular de massas que não sofre com crises e baixas naturais a modismos, ao contrário do pagode romântico, forró universitário, axé music baiana, rap e o próprio rock nacional.

O modelo econômico criado para o gênero, e fortalecido por figuras de empresários muitas vezes integrantes de duplas, como Sorocaba (do duo Fernando & Sorocaba) e o cantor Leonardo, parecem à prova de abalos temporais sofridos. Luan Santana, o segundo colocado na lista, tem uma fortuna estimada em mais de 300 milhões de reais e chega a fazer 25 shows por mês cobrando 300.000 por noite.

‘Domingo de Manhã’ – Marcos & Belutti

A dupla que aparece em primeiro lugar, os paulistas Marcos e Belutti, deve o sucesso do ano a Domingo de Manhã, composição de Bruno Caliman, o mesmo nome por trás de Camaro Amarelo, que projetou os cantores Munhoz e Mariano em 2012.

‘Cê Topa’ – Luan Santana

O sul-mato-grossense Luan Santana é o segundo colocado com a canção Cê Topa, do disco ao vivo O Nosso Tempo É Hoje, de 2013.

‘Os 10 Mandamentos do Amor’ – Eduardo Costa

Na terceira posição aparece Os 10 Mandamentos do Amor, do mineiro Eduardo Costa, um dos nomes do universo sertanejo agenciados por um de seus pares: o cantor faz parte do casting da Talismã Music, empresa de Leonardo.  

‘O Tempo Não Apaga’ – Victor & Leo

Os irmãos mineiros Victor & Leo aparecem em quarto lugar com O Tempo Não Apaga, música do disco Viva por Mim, lançado em setembro de 2013. 

‘Mozão’ – Lucas Lucco

O também mineiro Lucas Lucco emplacou seu maior hit até agora, Mozão, na quinta posição da lista. Parte do segundo disco do cantor, Tá Diferente, de 2014, a música foi a mais executada nas rádios brasileiras no primeiro semestre, mas caiu no ranking ao longo do ano. 

‘Vou te Amarrar na Minha Cama’ – Bruno & Marrone

Os veteranos Bruno & Marrone esqueceram a dor de cotovelo do hit Dormi na Praça, que projetou a dupla na década de 1990, e aparecem na compilação com uma música mais sugestiva: Vou te Amarrar na Minha Cama, do disco Agora Ao Vivo

‘Flores em Vida’ – Zezé Di Camargo & Luciano

Os incansáveis Zezé Di Camargo & Luciano estão na sétima posição, com a canção Flores em Vida, do 19º álbum de estúdio da dupla, Teorias de Raul, de 2014. 

‘Tudo com Você’ – Victor & Leo

Os irmãos Victor & Leo conseguiram emplacar mais um hit na lista, Tudo com Você, no oitavo lugar. 

‘Guerra Fria’ – Sorriso Maroto com Jorge & Mateus

O grupo de pagode carioca Sorriso Maroto se uniu aos sertanejos Jorge & Mateus para lançar Guerra Fria, hit que ficou em nono lugar na compilação. 

‘Happy’ – Pharrell Williams

Único exemplar de um ritmo diferente do sertanejo, Happy, do americano Pharrell Williams, ocupa a décima posição na lista das músicas mais executadas nas rádios brasileiras. 

(Com Estadão Conteúdo)