Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Na estreia de ‘Homens de Preto 3’, Sonnenfeld diz que Will Smith é ‘alien’

Antonio Martín Guirado.

Los Angeles (EUA), 24 mai (EFE).- Comédia e ficção científica se unem mais uma vez no universo de ‘Homens de Preto’, com estreia da terceira parte nesta sexta-feira nos Estados Unidos, dirigida mais uma vez por Barry Sonnenfeld, um cineasta que encheu de elogio Will Smith e de quem suspeita que poderia ser ‘um alienígena’.

‘É uma dessas pessoas com uma aura única’, disse à Agência Efe o nova-iorquino, de 59 anos, ao se referir ao ator com o qual já trabalhou quatro vezes. O diretor ainda comparou Will Smith a um extraterrestre, por suas qualidades. ‘Ele tem carma raro. Talvez seja um alienígena. Ele cria uma eletricidade no ambiente e tem entusiasmo e otimismo únicos’, acrescentou.

Após diversos problemas com o roteiro, ‘Homens de Preto 3’, começou a ser exibido sem ter sido concluído. O filme, com um orçamento de US$ 375 milhões mostra o reencontro de Smith e Tommy Lee Jones com seus alteregos, os agentes J e K, protetores na Terra dos seres do universo.

A primeira versão do longa estreou em 1997 e a segunda há dez anos , por isso Sonnenfeld acredita que este é um bom momento para lançar a terceira, exibida em 3D. ‘A data foi uma decisão da Sony Pictures. As duas versões anteriores estrearam há muito tempo e muitas crianças que nem tinham nascido ainda já assistiram diversas vezes. Portanto, não tínhamos que explicar quem são os personagens com óculos escuros’, explicou o diretor.

Esta nova aposta inclui viagens no tempo para investigar a história de K, com Josh Brolin interpretando o personagem em sua juventude. A ideia da história veio do próprio Will Smith durante a gravação da segunda versão, comentou Sonnenfeld.

‘Ele queria que o espectador aprendesse sobre o passado dos dois personagens, mas eu dizia: podemos nos preocupar primeiro em terminar este? Will sempre tem boas ideias e se envolve muito no roteiro. Eu o considero um bom parceiro’, afirmou.

Sonnenfeld e Smith também trabalharam juntos em ‘As Loucas Aventuras de James West’ (1999). Em uma quarta parte de ‘Homens de Preto’, os dois poderiam ter mais uma parceria, no entanto, o diretor tem outra ideia. ‘Se tivermos êxito com esta, farei a seguinte com seu filho Jaden’, disse.

O diretor contou que teve dificuldade em fazer com que Jones, concordasse em rodar esse filme. ‘Ele aceitou quando compreendeu que queríamos começar do zero. Gostamos de trabalhar juntos e somos uma grande equipe, mas tivemos que garantir que Tommy estaria tempo suficiente em tela. Tenho certeza de que gostaria de estar ainda mais, mas ele acredita que é um bom filme’, disse.

Quanto a Brolin, sua presença foi uma sugestão do próprio Sonnenfeld, que aprovou seu trabalho em ‘W’ (2008) interpretando o ex-presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. ‘Nas fotos da juventude de Tommy e Josh, eles são idênticos. Além disso, os dois têm cabeças enormes, as maiores entre os atores com os quais trabalhei. Estava querendo vê-las em 3D’, comentou entre risos.

O cinema de Sonnenfeld é uma extensão de sua personalidade extravagante, embora essa profissão não tenha sido planejada por ele. ‘Sou diretor por acidente’, reconheceu.

Em 1990, quando trabalhava como diretor de fotografia de ‘Louca Obsessão’, o produtor Scott Rudin mandou o roteiro de ‘A Família Addams’ para ele indicando que seria a pessoa ideal para dirigir esse filme.

Sonnenfeld não gostou muito da primeira versão da história e explicou os motivos. A resposta de Rudin? ‘Você tem toda razão. Se convencer a Orion Pictures a trocá-la, você faria?’

E o resto é história. EFE