Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Música de ‘Rio’ coloca o Brasil na disputa por um Oscar

Carlinhos Brown e Sergio Mendes concorrem ao prêmio de melhor canção original por 'Real in Rio', tema da animação de Carlos Saldanha

Depois de perder a chance de concorrer ao Oscar de melhor filme estrangeiro com Tropa de Elite 2, o Brasil volta ao páreo. Os músicos Carlinhos Brown e Sergio Mendes concorrem ao prêmio de melhor canção original com Real in Rio, música tema da animação Rio, de Carlos Saldanha (assista ao clipe da música abaixo).

Carlinhos Brown comemorou a indicação em sua página no Twitter. “Estava compondo uma música, quando Claudia Lima buzina no meu quarto e diz: ‘Estamos no Oscar!’ Meu viva vai para a música popular brasileira e sua força arrebatadora”, escreveu, com direito a exclamação no fim. O texto é uma prévia — cuidado, Hollywood — de como será o discurso do músico caso seja chamado ao palco do Kodak Theatre para receber o prêmio.

A música concorre na categoria com Man or Muppet, de Bret McKenzie, do filme Os Muppets. O país também concorreu ao Oscar de melhor canção original em 1944 com a música Rio de Janeiro, de Ary Barroso, tema do filme Brazil.

Na categoria animação, concorrem A Cat in Paris, de Alain Gagnol and Jean-Loup Felicioli, Chico & Rita, Fernando Trueba and Javier Mariscal, Kung Fu Panda 2, Jennifer Yuh Nelson, O Gato de Botas, de Chris Miller, e Rango, Gore Verbinski.