Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Mural de Banksy em Los Angeles vai a leilão

'Flower Girl' foi pintado na parede de um posto de gasolina

Um mural do grafiteiro britânico Banksy pintado em um posto de gasolina de Los Angeles vai a leilão em dezembro pela Julien’s. O valor pode alcançar de 150.000 a 300.000 dólares (de 348.000 a 696.000 reais), segundo estimativa da casa de leilões americana.

LEIA TAMBÉM:

Grafite de Banksy é vendido por 543 000 reais em Londres

O mural, intitulado Flower Girl, foi pintado em uma parede de tijolos em 2008 e mede 2,70 centímetros por 2,40 centímetros. O desenho mostra a silhueta de uma garota olhando um circuito fechado de vigilância. A obra será o único mural à venda no leilão de “arte urbana” da casa, que inclui ainda outras peças feitas em telas e em papel.

Banksy é o pseudônimo de um artista de Bristol, na Inglaterra, que se tornou muito conhecido por sua técnica feita com estêncil em paredes, muitas vezes com críticas sociais. Sua história já foi contada no documentário Exit Through the Gift Shop, indicado ao Oscar em 2010, mas seu rosto e sua voz não são conhecidos até hoje. Não se sabe nem mesmo se ele é uma só pessoa ou de um grupo.

Os lucros com a venda da obra, no entanto, vão para o dono do posto de gasolina cuja parede foi pintada — como o artista fez o mural em propriedade privada, e sem autorização, não tem direitos sobre ele.