Clique e assine a partir de 9,90/mês

Morre o músico Greg Lake, da banda Emerson, Lake and Palmer

Músico foi vitimado por um câncer nove meses depois que seu ex-companheiro de banda, Keith Emerson, foi encontrado morto

Por Da redação - 8 dez 2016, 20h04

Greg Lake, o cantor e baixista das bandas britânicas de rock progressivo dos anos 1970 Emerson, Lake and Palmer e King Crimson, morreu nesta quarta-feira, aos 69 anos. Segundo o agente do músico, Stewart Young, Lake morreu de câncer. “Ontem, 7 de dezembro, eu perdi o meu melhor amigo para uma longa e obstinada batalha contra o câncer. Greg Lake vai ficar no meu coração para sempre, como ele sempre esteve”, escreveu Young na página do Facebook do Emerson, Lake and Palmer.

A morte de Lake se dá menos de um ano depois do suicídio do tecladista Keith Emerson, que foi encontrado na sua casa em Los Angeles com um ferimento de tiro na cabeça, em março. Ele lutava contra a depressão.

O baterista Carl Palmer homenageou nesta quinta a “voz elevada e a habilidade como músico” de Lake, que compôs o sucesso I Believe in Father Christmas. Numa mensagem na sua página no Facebook, Palmer disse que tinha lembranças boas “daqueles grandes anos que tivemos na década de 1970 e dos muitos shows memoráveis que fizemos juntos”.

Nascido em Bournemouth (sul da Inglaterra) em 1947, Lake formou junto com seu companheiro de estudos, Robert Fripp, o grupo King Crimson, uma das bandas mais conhecidas na história do rock progressivo. Por desavenças com Fripp, em 1970 Lake se uniu ao tecladista Keith Emerson e o baterista Carl Palmer para criar um projeto musical paralelo, conhecido como Emerson, Lake & Palmer, pelo qual terminou abandonando o King Crimson. O grupo se consolidou e se tornou cultuado, vendendo mais de 35 milhões de discos.

Continua após a publicidade

Nove anos depois, o trio se separou e Lake iniciou sua carreira solo e como produtor, antes de passar brevemente pelo grupo Asia, formado por músicos que tinham participado de bandas de estilo sinfônico. Em 1992, Emerson e Lake voltaram a se juntar e formaram um grupo com Cozy Powell no lugar de Carl Palmer, a Emerson, Lake & Powell.

(Com agência EFE e Reuters)

Publicidade