Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Morre o diretor Herschell Gordon Lewis, de ‘Banquete de Sangue’

Gordon Lewis foi um dos pais do gore, subgênero dos filmes de terror baseado na violência extrema, sangrenta e visceral

O diretor americano Herschell Gordon Lewis, conhecido popularmente como “o Poderoso Chefão do cinema gore”, morreu aos 87 anos, no último domingo. Segundo um representante do diretor, ele “morreu tranquilamente enquanto dormia”, à noite, de insuficiência cardíaca congestiva.

LEIA TAMBÉM:
Morre o diretor Arthur Hiller, de ‘Love Story’

Nascido em 15 de junho de 1929 em Pittsburgh (Pensilvânia), Herschell Gordon Lewis foi fundamental no nascimento e na consolidação do gore, um subgênero dos filmes de terror baseado na violência extrema, sangrenta e visceral de suas imagens.

Seu filme Blood Feast (1963), que no Brasil recebeu o nome Banquete de Sangue, é considerado um dos pioneiros do gore e teve uma sequência quase 40 anos depois com Blood Feast 2: All U Can Eat (2002).

A filmografia de Herschell Gordon Lewis inclui outros títulos como Maníacos (1964), Color Me Blood Red (1965) e The Wizard of Gore (1970).

“O ser humano sempre teve uma enorme sede de sangue”, afirmou o diretor em uma homenagem que recebeu no ano 2000 dentro da Semana de Cinema Fantástico e de Terror de San Sebastián, na Espanha. “Acredito que é um fato consubstancial a nossa natureza. Somos ‘voyeurs’ culturais que temos essa necessidade. Mas não somos comentaristas sociais, retratamos o que está ao nosso redor”, acrescentou.

(Com agência EFE)