Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Morre o diretor de ‘Poltergeist’ e ‘O Massacre da Serra Elétrica’

Tobe Hooper era professor universitário e se tornou um dos cineastas mais influentes do gênero de terror

O diretor de cinema Tobe Hooper, conhecido pelos filmes de terror Poltergeist (1982) e O Massacre da Serra Elétrica (1974), morreu no sábado, na Califórnia, aos 74 anos. A causa da morte não foi informada. Ele deixa dois filhos.

Hooper, nascido em Austin, Texas, era professor universitário e produtor de documentários antes de fazer sucesso com O Massacre da Serra Elétrica, um dos filmes de terror mais influentes do gênero. O filme, que custou menos de 300 000 dólares, foi banido em vários países por sua extrema violência, mas, mesmo assim, tornou-se uma das produções americanas independentes mais rentáveis nos anos 1970. Hooper também dirigiu a sequência do filme, em 1986, que teve uma abordagem mais suave.

Em 1982, Hooper emplacaria outro grande sucesso, Poltergeist – O Fenômeno, filme escrito e produzido por Steven Spielberg. A produção tem um orçamento de 11 milhões de dólares e rendeu 76,6 milhões, de acordo com o site especializado Internet Movie Database (IMDb).

Hooper também dirigiu filmes como Pague para Entrar, Reze para Sair (1981) e Invasores de Marte (1986). Na TV, comandou episódios das séries Histórias Maravilhosas (1987), A Hora do Pesadelo – O Terror de Freddie Krugger (1988) e Taken (2002).

(Com agência France-Presse)