Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Morre o ator Dick Miller, de ‘Gremlins’, aos 90 anos

Ator morreu de causas naturais em sua casa na Califórnia

O ator Dick Miller, conhecido por seus papéis em Gremlins (1984) e O Exterminador do Futuro (1985), morreu nesta quarta-feira, 30, aos 90 anos, em Los Angeles. Segundo a BBC, Miller morreu de causas naturais.

Ao longo de mais de sessenta anos de carreira, Miller participou de centenas de produções, principalmente como coadjuvante. Em 1959, ele estrelou o filme de comédia negra A Bucket of Blood na pele do artista e também assassino Walter Paisley – nome que reprisaria em diversas produções. Ele ganhou notoriedade pela sua aparição como dono de uma loja de penhores em O Exterminador do Futuro e pelos papéis de Murray Futterman em Gremlins e Lou Mackie na série dos anos 1980 Fame.

O ator trabalhou com diretores renomados como James Cameron, Ernest Dickerson, Martin Scorsese, John Sayles e Joe Dante, com quem firmou uma parceria que duraria anos. Dante lamentou a morte do amigo no Twitter. “Estou devastado em anunciar que um dos meus melhores amigos e mais valiosos colaboradores morreu. Eu cresci (mais ou menos) assistindo Dick Miller nos filmes dos anos 1950 e fiquei extasiado em tê-lo no meu primeiro filme.”

 

“Nós nos demos bem e desde então, em cada roteiro, eu sempre procurava um papel para Dick – não só porque ele era meu amigo, mas porque eu amava vê-lo atuando! Mas ele nos deixa mais de 100 performances, uma biografia e um documentário – nada mal para um cara que nunca gostou de um papel de protagonista”, escreveu o diretor.

O último papel de Miller no cinema foi como um rabino – também chamado Walter Paisley – no longa Hanukkah, que mostra os planos de um judeu extremista para matar pecadores em Nova York. A produção ainda não possui data de estreia.