Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Morre Mel Stuart, diretor de ‘A Fantástica Fábrica de Chocolate’

O cineasta sofria de câncer e faleceu em sua casa, em Los Angeles, nesta quinta-feira

O cineasta e documentarista Mel Stuart, diretor do clássico A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971), morreu de câncer aos 83 anos em sua casa, em Los Angeles, nesta quinta-feira, informou o site The Hollywood Reporter. Indicado a um Oscar pelo documentário sobre o assassinato de John F. Kennedy Four Days in November (1964), Stuart ficou conhecido por combinar histórias reais com produções de ficção ao longo dos 60 anos de sua carreira.

Sua filmografia reúne títulos como Bill (1981), filme feito para a televisão sobre a vida de um homem com incapacidade mental, interpretado por Mickey Rooney, pelo qual Stuart ganhou um Globo de Ouro, e The Making of the President 1960 (1963), premiado com um Emmy.

Ruby and Oswald (1978) e The Triangle Factory Fire Scandal (1979) foram outras obras de Stuart. Mas seu trabalho mais lembrado foi a adaptação para os cinemas do livro infantil Charlie and the Chocolate Factory (A Fantástica Fábrica de Chocolate). O filme nasceu como um pedido de sua filha, que elegeu o livro como seu preferido durante toda a infância. A história virou um musical cinematográfico com Gene Wilder no papel principal. O clássico ganhou uma nova versão em 2005 com Tim Burton na direção e Johnny Depp no papel do excêntrico fabricante de doces.

(Com Agência EFE)