Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Morre Lewis Gilbert, diretor de três filmes da franquia ‘007’

Cineasta britânico comandou também 'Como Conquistar as Mulheres' (1966), pelo qual recebeu uma indicação ao Oscar

O britânico Lewis Gilbert, diretor de filmes como Como Conquistar as Mulheres (1966), O Despertar de Rita (1983) e três filmes do agente secreto James Bond, morreu aos 97 anos, segundo confirmou nesta terça-feira a emissora BBC. O cineasta morreu na última sexta-feira e será enterrado esta semana em Mônaco, onde passou seus últimos anos.

Gilbert foi indicado ao Oscar em 1967 por Como Conquistar as Mulheres, o filme que transformou o ator Michael Caine em um grande astro. O cineasta também foi responsável por três sequências da saga de James Bond: Com 007 Só Se Vive Duas Vezes (1967), 007 – O Espião Que Me Amava (1977) e 007 Contra o Foguete da Morte (1979).

Os produtores Michael G. Wilson e Barbara Broccoli, responsáveis por vários filmes do agente secreto, expressaram em comunicado sua “enorme tristeza” pela morte do diretor. “Lewis foi um verdadeiro cavalheiro. Fez uma enorme contribuição à indústria do cinema britânico e aos filmes de James Bond”, afirmaram os produtores. “Seus filmes não são adorados apenas por nós, mas considerados clássicos dentro da série. Vamos sentir muito a sua falta.”

No Twitter, o ator e escritor britânico David Walliams também ofereceu suas condolências pela morte do diretor, e louvou sua trajetória, “por toda a alegria” que ele levou a “milhões” de pessoas.

Gilbert nasceu em Londres em 1920 e trabalhou como ator infantil antes de começar a dirigir, um papel que assumiu pela primeira vez aos 25 anos, em um documentário sobre a falta de moradia no Reino Unido do pós-guerra intitulado The Ten Year Plan. Em 2002, Gilbert lançou seu último filme, Before You Go, no qual voltou a trabalhar com a atriz Julie Walters, indicada ao Oscar por sua interpretação em O Despertar de Rita. Foi condecorado como Comendador da Ordem do Império Britânico pela rainha Elizabeth II em 1997.