Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Morre Joan Fontaine, estrela de Hollywood nos anos 40

Atriz ganhou o Oscar por 'Suspeita', de 1941 – única estatueta por atuação dada a um filme dirigido pelo mestre Alfred Hitchcock, de quem Fontaine foi musa

A atriz Joan Fontaine, vencedora de um Oscar por seu papel em Suspeita, de 1941, morreu neste domingo aos 96 anos. Segundo informou seu assistente ao site ‘Hollywood Reporter’, a morte da estrela de Hollywood nos anos 40 decorreu de causas naturais. Ela estava em sua casa na cidade de Carmel, perto de São Francisco, na Califórnia.

Fontaine se tornou um ícone do cinema após suas atuações em dois clássicos do diretor Alfred Hitchcock, Rebecca, A Mulher Inesquecível e Suspeita, onde contracenou com Cary Grant e pelo qual ganhou o maior prêmio da indústria cinematógrafica em 1942 – por sinal, a única estatueta por atuação dada a um filme dirigido pelo mestre Hitchcock, de quem a atriz foi musa. Ela retribuiu a admiração, nomeando Hitchcock seu diretor preferido, ao lado de George Cukor.

Joan Fontaine ao todo foi indicada ao Oscar de melhor atriz por três vezes seguidas. No ano em que saiu vencedora, derrotou sua irmã e rival Olivia de Havilland, com quem começou a se desentender ainda na infância. As duas cortaram relações nos anos 70. Vencedora de dois Oscar, Havilland tem 97 anos e vive em Paris.

Joan Fontaine em 'Suspeita', de Alfred Hitchcock Joan Fontaine em ‘Suspeita’, de Alfred Hitchcock

Joan Fontaine em ‘Suspeita’, de Alfred Hitchcock (/)

Joan Fontaine era filha de um advogado britânico de patentes e nasceu em Tóquio, no Japão, onde seu pai atuava profissionalmente. Seu nome de batismo era Joan de Beauvoir de Havilland. Ainda criança, ela se mudou com a família para a Califórnia – a atriz voltaria a viver no Japão até a juventude, quando foi morar em Los Angeles, onde a irmã já seguia a carreira de atriz.

Escolhida por Alfred Hitchcock para atuar em seu primeiro filme produzido em Hollywood, Rebecca, A Mulher Inesquecível, Joan Fontaine em pouco tempo se transformou em estrela do cinema. Seus últimos trabalhos foram em produções para a TV nos anos 80 e 90.

(Com agência EFE)