Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Morre ilustrador de sagas como ‘Star Wars’ e ‘Godzilla’

Japonês Noriyosh Ohrai tinha 79 anos e grandes filmes e séries de videogames no currículo

Noriyoshi Ohrai, um dos mais destacados ilustradores japoneses e responsável por imagens da trilogia original de Star Wars, morreu aos 79 anos em um hospital da prefeitura de Miyazaki, no sudoeste do Japão, em decorrência de uma pneumonia. Nascido em 1935 na cidade de Akashi, na prefeitura de Hyogo, Ohrai morreu na terça, segundo o perfil oficial do artista no Facebook.

LEIA TAMBÉM:

Ausência de Luke em trailers de ‘Star Wars’ é proposital, diz diretor

Novo trailer de ‘Star Wars’ bate recorde de visualizações na internet

Pré-venda de ingressos para ‘Star Wars’ bate recorde nos EUA

Darth Vader pode ser tratado como mártir em ‘Star Wars 7’

Seus primeiros trabalhos foram ilustrações de livros e anúncios para jornais. Em 1974, Ohrai abriu seu próprio estúdio em Miyazaki, cidade natal de sua mulher, para onde havia se mudado um ano antes. Seu reconhecimento internacional chegaria em 1980 por seu trabalho como ilustrador do cartaz promocional de Star Wars: O Império Contra-Ataca, segundo filme da trilogia original do cineasta americano George Lucas.

Ohrai também foi autor dos pôsteres de oito filmes do monstro radioativo mais célebre do cinema japonês, Godzilla, assim como o artista por trás do cartaz de Os Goonies (1985), entre outros grandes projetos do cinema.

Além de trabalhar como ilustrador no cinema e na literatura, Ohrai é conhecido por colaborar em importantes franquias da indústria dos videogames. Entre elas, as séries Metal Gear Solid, do produtor japonês Hideo Kojima, e Nobunaga’s Ambition, de estratégia.

A notícia da morte do ilustrador japonês comoveu seus fãs em todo o mundo. No Twitter, em um só dia seu nome e suas ilustrações apareceram em mais de 2.600 mensagens.

(Com agência EFE)