Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Morre Fernando Faro, produtor e diretor do programa ‘Ensaio’

Jornalista ficou famoso ao idealizar a atração exibida pela TV Cultura — que viu passar por ela três gerações da música popular brasileira

Morreu nesta segunda-feira, 25, o produtor musical e de TV, criador e apresentador do programa Ensaio, Fernando Faro, aos 89 anos. O corpo será velado no Cemitério do Araçá, em São Paulo. “O mais brilhante de todos os profissionais de TV acaba de nos deixar. A luz marcada, mas difusa em nuvens, o transporta ao reino da eterna sabedoria. Obrigado, Fernando Faro”, escreveu o também diretor Antonio de Padua Prado Jr, em sua página no Facebook.

“Hoje a TV Brasileira perde um grande profissional. Nosso querido amigo Fernando Faro. A música brasileira perde a sua maior referência, e o céu ganha um anjo da nossa música”, escreveu na sua página o músico e apresentador Rolando Boldrin.

Nascido em Aracaju, em junho de 1927, Fernando Abílio de Faro Santos estudou direito antes de deixar o curso para trabalhar como jornalista. Passou pelo rádio e pelo teatro antes de se firmar na TV, onde produziria shows e programas já na década de 1960.

Ensaio foi seu grande destaque. Pelo programa, desenvolvido em 1969, passaram mais de 700 entrevistados e três gerações da música popular brasileira. Elis Regina, Gilberto Gil, Chico Buarque e Vinicius de Moraes são alguns dos nomes que protagonizaram a atração.

Apelidado de “Baixo”, Faro ganhou da Fundação Padre Anchieta a biografia Baixo – Fernando Faro, lançada em 2007, para comemorar seu aniversário de 80 anos.

(Da redação com Estadão Conteúdo)