Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Morre Bobby Keys, saxofonista dos Rolling Stones

Morreu nesta terça-feira, aos 70 anos, o saxofonista Bobby Keys, músico que gravou e excursionou com os Rolling Stones por mais de 45 anos, e que também trabalhou com Eric Clapton, The Who, George Harrison e Chuck Berry, entre outros. Ele lutava contra uma cirrose e morreu na sua casa em Franklin, no estado americano do Tennessee. Nascido no Texas, Keys vivia no Tennessee desde 1990.

Carta de despedida de Keith Richards a Bobby Keys Carta de despedida de Keith Richards a Bobby Keys

Carta de despedida de Keith Richards a Bobby Keys (/)

“Os Rolling Stones estão devastados com a perda do seu querido amigo e lendário saxofonista Bobby Keys”, diz a banda em um comunicado oficial. “Bobby deu uma contribuição musical única à banda desde os anos 1960. Ele fará muita falta.”

Leia também:

Baterista do Rolling Stones diz que banda está velha demais para longas turnês

Em carta publicada no perfil oficial do grupo no Facebook, o guitarrista Keith Richards também rendeu homenagem a Keys. “Perdi o maior companheiro do mundo e não posso expressar a tristeza que estou sentindo, embora saiba que Bobby me diria para sair dessa”, escreveu. “Minhas condolências a todos que o conheciam e que conhecia seu amor pela música.”

Entre as contribuições mais importantes de Bobby Keys estão a música Brown Sugar, de 1971, mas também as participações nos discos Let It Bleed, Exile on Main St, Goats Head Soup e Emotional Rescue. Ele também lançou dois álbuns solo Bobby Keys, em 1972, e Gimme the Key, em 1975.

De acordo com a revista NME, ele tocou com os Stones no festival Glastonbury, em 2013.