Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Morre, aos 86 anos, o homem que descobriu os Beatles

Foi no club de Allan Williams que a banda tocou pela primeira vez, e foi ele quem conseguiu o contrato que a levaria a Hamburgo

Mais uma perda em 2016. E a segunda ligada aos Beatles, que neste ano perderam seu lendário produtor George Martin. O homem que descobriu o grupo, convidado por ele a se apresentar no Jacaranda Club, casa noturna que mantinha em Liverpool, morreu aos 86 anos. A notícia foi dada, via Twitter, pelos novos proprietários do clube. “Hoje perdemos o homem que fundou o Jacaranda e que descobriu os Beatles, Allan Williams”, diz o tuíte.

A banda costumava visitar a casa de shows, e John Lennon e Stuart Sutcliffe, amigo pessoal de Lennon e primeiro baixista do grupo, foram contratados por Allan Williams para pintar um mural no local. A partir daí, a relação se estreitaria. A banda tocou várias vezes no The Jacaranda e foi Williams que conseguiu, em 1960, que os Beatles assinassem o seu primeiro contrato importante na cidade alemã de Hamburgo, onde fizeram mais de 280 shows.

Os caminhos do agente e do grupo, que na época era composto por Lennon, Paul McCartney, George Harrison, Sutcliffe e Pete Best, se separaram em 1961, e a banda assinou um contrato com Brian Epstein, que a levou à glória.

De acordo com a exposição permanente The Beatles Story, instalada em Liverpool, Allan Williams “ajudou a construir o grupo e a convertê-lo no que conhecemos agora”.

O historiador dos Beatles Mark Lewisohn escreveu no Twitter: “Sem Allan Williams, os Beatles não teriam ido a Hamburgo. E, sem Hamburgo, não haveria Beatles”.

 

 

 

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Carlos Marques

    Calma, pessoal…. 2016 já está acabando…

    Curtir