Clique e assine com 88% de desconto

Morre, aos 69 anos, o escritor e jornalista Luiz Paulo Horta

Horta era colunista de 'O Globo' e membro da Academia Brasileira de Letras. Ele faleceu em sua casa, no Rio de Janeiro, mas a causa da morte não foi divulgada

Por Da Redação - 3 ago 2013, 12h17

Morreu na manhã deste sábado, aos 69 anos, o escritor e jornalista Luiz Paulo Horta, colunista do jornal O Globo e ocupante da cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Horta passou mal logo no início da manhã e recebeu atendimento em sua casa, no Rio de Janeiro, mas não resistiu. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Autor de livros sobre música e religião, Horta também exerceu as funções de crítico de música e editorialista de O Globo. Antes, havia trabalhado por 26 anos no Jornal do Brasil (entre 1964 e 1990) e por um ano no “Correio da Manhã” (entre 1963 e 1964). Em 1962, Horta chegou a iniciar o curso de Direito na PUC-RJ, mas abandonou a faculdade.

Em 1986, Horta fundou e dirigiu a seção de música do Museu de Arte Moderna do Rio. Também ligado à religião, entre 2000 e 2001 o acadêmico dirigiu um grupo de estudos bíblicos no Centro Loyola, da PUC-RJ. Foi membro do Conselho de Desenvolvimento da PUC-RJ e da Comissão Cultural da Arquidiocese do Rio.

Obras – O primeiro livro de Horta foi Caderno de música, publicado em 1983. Depois publicou Sete noites com os clássicos e Sagrado e profano, entre outros. Sua última obra foi A Bíblia: Um diário de leitura, lançada em 2011. O escritor foi eleito para a ABL em 21 de agosto de 2008, sucedendo Zélia Gattai.

Publicidade

Em 2000 Horta recebeu o Prêmio Padre Ávila de Ética no Jornalismo, concedido pela PUC-RJ, e em 2010 foi agraciado com a Medalha do Inconfidente, pelo governo de Minas Gerais.

Horta deixa a mulher Ana Cristina Reis, com quem era casado desde 2007, três filhos e seis netos. O corpo do jornalista será velado na sede da ABL, no centro do Rio de Janeiro, a partir das 15 horas deste sábado. O enterro acontecerá às 11 horas deste domingo no cemitério São João Batista.

(Com Estadão Conteúdo)

Publicidade