Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Morre a atriz Elizabeth Taylor, aos 79 anos, nos EUA

Ela estava internada em Los Angeles havia 2 meses, por problemas cardíacos

“Nós sempre seremos inspirados pela sua contribuição ao nosso mundo”

Michael Wilding, filho da atriz

Morreu na manhã desta quarta-feira a atriz Elizabeth Taylor, aos 79 anos. A informação foi divulgada pelo programa Good Morning America, da rede americana ABC, e confirmada em seguida pelo filho dela Michael Wilding. Liz Taylor estava hospitalizada havia dois meses, por problemas no coração.

“Atriz lendária, mulher de negócios e ativista sem medo, Elizabeth Taylor faleceu de maneira tranquila hoje no Centro Médico Cedars-Sinai, em Los Angeles”, informou um comunicado divulgado pelo assessor da atriz. “Apesar de ela ter sofrido diversas complicações, sua condição era estável e esperava-se que ela voltasse para casa em breve. Infelizmente, isso não aconteceu”, acrescenta o texto, que diz ainda que ela “estava cercada pelos filhos – Michael Wilding, Christopher Wilding, Liza Todd e Maria Burton”.

Leia também:

Leia também: A vida (polêmica) e a carreira (de sucesso) de Liz Taylor

Liz Taylor: atriz andava em cadeira de rodas havia mais de cinco anos Liz Taylor: atriz andava em cadeira de rodas havia mais de cinco anos

Liz Taylor: atriz andava em cadeira de rodas havia mais de cinco anos (/)

Em 2004, ela havia sido diagnosticada com Insuficiência Cardíaca Congestiva – que dificulta o bombeamento do sangue pelo coração para os demais órgãos do corpo, causando entre outros problemas fadiga e dificuldade de respirar. Cinco anos mais tarde, foi submetida a uma cirurgia para substituir uma válvula do coração. Pouco tempo depois, já era vista andando em cadeira de rodas, o que ajudava a reduzir a dor. Mas seus problemas de saúde começaram a se manifestar anos antes: em 1997, teve de ser operada para retirar um tumor no cérebro.

Liz Taylor como Cleópatra, um de seus papéis mais famosos Liz Taylor como Cleópatra, um de seus papéis mais famosos

Liz Taylor como Cleópatra, um de seus papéis mais famosos (/)

Confira ainda: a filmografia completa da atriz

Cinema – Liz Taylor é um dos maiores ícones da história do cinema. Vencedora de dois Oscars – por Disque Butterfield 8, em 1961, e Quem Tem Medo de Virginia Woolf?, em 1967 – encantou o mundo no papel de Cleópatra, no longa homônimo, em 1963.

Leia também

Leia também em VEJA Na História: os escândalos de Liz Taylor na filmagem de Cleópatra, em 1962

“Minha mãe foi uma mulher extraordinária que viveu a vida ao máximo com grande paixão, humor e amor. Apesar de sua perda ser devastadora, nós sempre seremos inspirados pela sua contribuição ao nosso mundo”, salienta o comunicado divulgado pelo filho Michael Wilding, logo após a confirmação de sua morte. A atriz deve ser enterrada até o fim da semana, em uma cerimônia restrita a amigos e familiares.

Ela tinha quatro filhos, dez netos e quatro bisnetos. Foi casada oito vezes – sendo duas com Richard Burton.

Galeria de fotos: cenas da vida pessoal e da carreira da atriz, que ganhou dois Oscars