Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Moda sustentável: Tem peixe no guarda-roupa

Acessórios feitos de couro de peixe ajudam a colocar a moda sustentável nas vitrines das grandes marcas

Apesar de bonita e sustentável, a moda verde não é fácil de achar. Roupas, bijouterias e acessórios ecologicamente corretos costumam ficar “escondidos” em galerias ou exposições. Outra questão é o preço. Algumas peças feitas de materiais reaproveitados ou reciclados acabam ficando mais caras que as convencionais.

Mesmo com esses problemas, é díficil encontrar alguém que seja contra a moda verde. Pelo contrário, o estilo sustentável é uma tendência do mundo fashion. “A gente vê a sustentabilidade se manifestando de diversas formas. Como no conceito de redesign que é uma tendência que seria aproveitar uma peça pronta e criar, costumizar ou no cruzamento de tecidos de fribras naturais com fibras artificiais”, afirma Astrid Façanha, professora de moda do Centro Universitário Senac.

Estilistas de peso estão fazendo moda com materiais que costumavam ir para o lixo. É o caso de Valdemar Iódice, que depois de uma viagem à Amazônia, decidiu usar couro de peixe em sua última coleção de inverno. Os sapatos, cintos, bolsas e carteiras, desfilaram primeiro no São Paulo Fashion Week e depois foram parar na vitrine. A coleção ecológica esgotou em apenas 60 dias. As peças de verão já estão a caminho. Confira no vídeo, o look da coleção feita com este material tão diferente, bonito e, claro, que ajuda a preservar o planeta.