Michael Jackson, morto no dia 25 de junho, poderá em breve ter sua imagem estampada em camisetas, isqueiros, álbum de figurinhas e uma série de outros artigos, caso um juiz de Los Angeles aprove um acordo de merchandising sobre o espólio do astro. A proposta veio à tona na terça-feira, na forma de um documento de mais de 500 páginas datado de 6 de julho – 12 dias após a morte do cantor.
Segundo reportagem do jornal Los Angeles Times, o acordo prevê a realização de um filme, um especial de TV, um show de tributo e até uma exposição itinerária de objetos relacionados ao ídolo pop. Por trás da negociação, estão os administradores Joh McClain (amigo da família Jackson) e John Branca (advogado de longa data de Michael), a Bravado (braço de merchandising da Universal Music) e a AEG (que estava promovendo a turnê do cantor).
O documento revela, por exemplo, que a Columbia Pictures pagou 60 milhões de dólares a AEG pelos direitos de produzir um filme com as imagens dos ensaios do rei do pop para as apresentações em Londres. Outro item permite que Branca e McClain organizem pelo menos um show de tributo ao rei do pop – contanto que não interfira com o lançamento do filme. Fãs também podem esperar por livros ilustrados, broches, jogos de videogame e até roupas no estilo Michael Jackson.
A decisão judicial deverá ser anunciada na segunda-feira. A mãe de Michael, Katherine, terá autorização para se opor a qualquer parte do acordo. Estima-se que a marca do rei do pop gere dezenas de milhões de dólares.