Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Michael Cimino, diretor de “O Franco-Atirador”, morre aos 77 anos

Michael Cimino, diretor de filmes como o sucesso O Franco-Atirador e o lendário fracasso de bilheteria O Portal do Paraíso, morreu aos 77 anos, segundo noticiou a imprensa americana.

O Franco-Atirador, de 1978, é sobre a guerra do Vietnã, com Robert De Niro no papel principal, e fez de Cimino um dos diretores mais procurados de Hollywood. O filme venceu vários Oscars, incluindo os de melhor filme e direção.

Mas o longa foi seguido, em 1980, por O Portal do Paraíso, um épico de faroeste que o crítico do New York Times Vincent Canby chamou de “um desastre inclassificável”. O filme teve orçamento de 36 milhões de dólares, três vezes o custo médio de um longa metragem à época.

A carreira de Cimino nunca se recuperou completamente. O anúncio foi feito no sábado, no Twitter, pelo diretor do Festival de Cannes Thierry Fremaux: “Michael Cimino morreu, em paz, rodeado dos seus e das mulheres que amava. Nós também o amávamos”, escreveu.

Cimino nasceu em Nova York e cresceu em Long Island. Formou-se na Universidade de Yale em 1961, e também dirigiu comerciais de TV para United Airlines, de cigarros, da Pepsi, entre outros.

(Com Reuters)