Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Média de reprise de filme na TV paga chegou a 13 em 2012

De acordo com relatório anual da Ancine, o canal campeão em repetecos foi o HBO Family e o longa-metragem brasileiro mais exibido foi 'Tropa de Elite 2'

Wagner Moura em filmagens de Tropa de Elite 2 Wagner Moura em filmagens de Tropa de Elite 2

Wagner Moura em filmagens de Tropa de Elite 2 (/)

Para quem acredita que a TV paga seja uma alternativa à mesmice da TV aberta, e desembolsa por mês de 49,90 a 300 reais para ter um pacote de canais selecionados em casa, a nova edição do relatório anual da Ancine (Agência Nacional de Cinema) sobre o mercado da televisão por assinatura traz uma má notícia. O número de reprises de filmes entre os canais pagos chegou a 13 no ano passado, de acordo com o “Informe de Acompanhamento do Mercado – TV Paga – Monitoramento de Programação em 2012”. Mais exatamente, 13,4 — a média de reexibições do canal HBO Family, o campeão no repeteco. O relatório mostra, ainda, que o longa-metragem brasileiro mais exibido foi Tropa de Elite 2.

O número é uma média geral entre duas outras médias: a de repetições de filmes nacionais e a de reexibições de longas estrangeiros. Em média, a HBO Family levou ao ar 4 vezes cada produção nacional de seu catálogo e 13,5 vezes os filmes estrangeiros que tinha na programação no ano passado. Das duas médias, resultou a média geral de 13,4. O vice-campeão no repeteco foi o Telecine Fun, com média geral de 12,2 exibições por filme, e o terceiro colocado foi o MaxPrime, com média geral de 9,9. Depois, vêm Telecine Premium (9,8), Telecine Touch (9,7) e HBO Plus (7,8).

Tomando apenas a média de reprises nacionais, o campeão é o canal Telecine Fun, com média de 11,6 repetecos, seguido pelo Telecine Premium, com média de 9,6 exibições e pelo Telecine Cult, com 8,7. De acordo com a assessoria de imprensa da Ancine, o presidente da entidade, Manoel Rangel, já se comprometeu a regularizar a programação dos canais pagos. Não há, no entanto, previsão para a redução das repetições abusivas.

Questão nacional — A quantidade de reprises de filmes brasileiros pode estar ligada à recente introdução da cota de conteúdo nacional entre os canais por assinatura. De acordo com a lei 12.485, desde setembro de 2011 os canais são obrigados a ter 3 horas e 30 minutos de sua programação semanal dedicados a produções brasileiras. O catálogo de longas nacionais, reduzido quando comparado ao de filmes americanos, por exemplo, não ofereceria tantas opções aos programadores. O argumento, porém, cai por terra quando se analisa a repetição de longas estrangeiros em 2012 — 13,5 (HBO Family), 12,2 (Telecine Fun), 9,9 (MaxPrime), 9,8 (Telecine Premium e Telecine Touch).

Com a nova legislação em vigor, o tempo de exibição de conteúdo nacional nos canais a cabo subiu de 1.000 horas e 11 minutos, em 2011, para 2.006 horas e 24 minutos, no ano passado, entre catorze canais de espaço considerado qualificado. Mas, apesar do avanço, os índices de exibição ainda são relativamente baixos, apenas 1,8% da programação total de 2012. O canal Telecine Premium é o recordista, com 6,3% da programação dedicada a filmes brasileiros, seguido pelo Telecine Pipoca, com 5,2%, e pelo Megapix, com 4,5%.

Confira os longas nacionais mais repetidos na TV paga em 2012. A Ancine não fornece dados sobre os filmes estrangeiros mais reprisados.

‘Tropa de Elite 2’ (2010)

Reprisado 69 vezes nos canais MegaPix, Telecine Action, Telecine Pipoca e Telecine Premium.

‘Muita Calma Nessa Hora’ (2009)

Reprisado 50 vezes nos canais MegaPix, Telecine Fun, Telecine Pipoca e Telecine Premium.

‘Quincas Berro D’Água’ (2010)

Reprisado 43 vezes nos canais Telecine Pipoca e Telecine Premium. 

‘Nosso Lar’ (2010)

Reprisado 39 vezes nos canais Telecine Pipoca, Telecine Premium e Telecine Touch.

‘VIP’s’ (2010)

Reprisado 38 vezes nos canais Telecine Action, Telecine Pipoca e Telecine Premium.

‘Aparecida – O Milagre’ (2010)

Reprisado 37 vezes nos canais Telecine Pipoca, Telecine Premium e Telecine Touch.

‘Bruna Surfistinha’ (2010)

Reprisado 37 vezes nos canais MegaPix, Telecine Pipoca, Telecine Premium e Telecine Touch.

‘Assalto ao Banco Central’

Reprisado 33 vezes nos canais Telecine Pipoca e Telecine Premium.

‘Os Normais 2 – A Noite Mais Maluca de Todas’ (2009)

Reprisado 33 vezes nos canais MegaPix e Telecine Fun.

‘Cilada.com’ (2010)

Reprisado 32 vezes nos canais Telecine Pipoca e Telecine Premium.