Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Martin Freeman será Bilbo em ‘O Hobbit’

Ator inglês viverá o personagem principal dos novos filmes de Peter Jackson

O ator inglês Martin Freeman foi anunciado nesta sexta-feira como o heroico Bilbo Bolseiro na versão cinematográfica em duas partes do livro O Hobbit, de J.R.R. Tolkien. Freeman ficou conhecido após a série britânica The Office e no momento estrela Sherlock, série de TV da BBC em que vive Watson, escudeiro do detetive criado por Conan Doyle em versão que se passa nos dias atuais.

O anúncio da escolha de Freeman, ao lado de oito atores desconhecidos, ocorre em meio a especulações de que uma disputa sindical fará com que a adaptação do diretor Peter Jackson do clássico seja filmada fora da Nova Zelândia, onde foi gravada a trilogia O Senhor dos Anéis, também de Tolkien.

Nas últimas semanas, sindicatos que representam atores fizeram um boicote ao filme, tentando forçar a Warner Bros. e a Wingnut Films, de Jackson, a negociar com eles sobre a contratação de atores independentes.

A situação é tão grave na Nova Zelândia que trabalhadores do setor não sindicalizados foram às ruas pedindo que a produção de 500 milhões de dólares ficasse no país. O primeiro-ministro neozelandês, John Key, disse que está preparado para conversar com executivos dos estúdios quando eles forem ao país, na próxima semana.

A Grã-Bretanha surgiu como primeira alternativa para a filmagem dos dois filmes, que se passam em uma época anterior à retratada no sucesso O Senhor dos Anéis, com alguns dos personagens em uma idade mais jovem. Canadá, Austrália e República Tcheca também foram citados como possíveis locações.

O ator britânico Ian Holm interpretou o ancião Bilbo Bolseiro no primeiro e terceiro filmes da trilogia O Senhor dos Anéis, que arrecadou quase três bilhões de dólares nas bilheterias de todo o mundo.

Os dois filmes de O Hobbit devem ser lançados em dezembro de 2012 e dezembro de 2013.

(Com agência Reuters)