Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Marina Abramovic arrecada US$ 600 000 com campanha

Através de uma vaquinha virtual, a artista performática levantou fundos para bancar o recém-fundado Marina Abramovic Institute, em Nova York

Com a ajuda de Jay Z e Lady Gaga, a artista performática Marina Abramovic conseguiu arrecadar fundos suficientes para bancar o seu novo instituto, localizado em Nova York. Através de uma campanha no site de crowdfunding Kickstarter, iniciada em 26 de julho, a artista sérvia arrecadou 661.544 dólares, alguns milhares a mais do que os 600 000 dólares esperados por ela.

LEIA TAMBÉM:

Lady Gaga faz vídeo nua para promover Marina Abramovic

Durante a campanha de arrecadação, que teve presença constante no Twitter e um flash mob organizado em Oslo, na Noruega; ela contou com a ajuda de Lady Gaga, que apareceu nua em um vídeo fazendo uma série de exercícios do método Abramovic, sistema criado por Marina para ampliar a consciência das pessoas quanto a experiências físicas e mentais. A parceria entre as duas, aliás, não parou por aí, já que a artista também será anfitriã da festa de lançamento do novo disco da cantora, Artpop. Intitulada de Art-rave, a festa deverá coincidir com a data do lançamento do álbum, no dia 11 de novembro.

Outra estrela da música que contribuiu para a campanha de crowdfunding da artista foi o rapper Jay Z. Marina fez uma pontinha no curta-metragem do cantor, em que ele aparece cantando sua música Picasso Baby, em homenagem à performance realizada por ela em 2010 no Museu de Arte Moderna de Nova York, em 2010, quando realizou um exercício performático durante 736 horas seguidas.

O dinheiro será inteiramente usado para financiar o instituto, que fica localizado em um teatro de 29.000 metros quadrados em Nova York, adquirido por ela por 950.000 dólares no ano passado.