Clique e assine com 88% de desconto

Manuscrito de Napoleão I em inglês vendido em leilão por 325.000 euros

Por Fred Dufour - 10 jun 2012, 18h01

“It is two o’clock after midnight, I have enow sleep…” (São duas da manhã, dormi o bastante). O curto texto em inglês redigido pelo imperador Napoleão I, descoberto na ilha de Santa Helena, foi arrematado em leilão, neste domingo, pelo Museu de Letras e Manuscritos de Paris, que pagou 325.000 euros por ele.

Escrito de próprio punho por Napoleão, esta carta de uma página, datada de 9 de março de 1816, era destinada ao conde de Las Cases, seu colega de desterro e futuro redator das memórias do imperador deposto.

Segundo a casa de leilões Osenat, que a cada ano organiza, no Palácio de Fontainebleau, perto de Paris, vendas dedicadas ao império napoleônico, esta carta de Napoleão é “uma das três únicas conhecidas no mundo”.

Seu valor era estimado entre 60.000 e 80.000 euros, muito abaixo da cifra paga no disputado leilão.

Publicidade

Em seu “Memorial de Santa Helena”, Las Cases relata como, no mês de março de 1816, Napoleão escreveu a ele cartas em inglês, principalmente para exercitar o idioma de seus carcereiros, que decidira aprender semanas antes.

Las Cases menciona a carta vendida neste domingo: “o imperador não dormiu a noite toda: em sua insônia, se divertiu escrevendo-me uma nova carta em inglês; a mandou a mim selada; corrigi os erros, e ele respondeu, também em inglês, quando me devolveu o correio. Compreendeu-me muito bem; o que o convenceu de seus progressos, e provou que poderia, com todo rigor, escrever em sua nova língua”.

Publicidade