Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Manoel de Barros recebe prêmio cultural em São Paulo

Poeta foi escolhido o artista do ano em festa promovida pela revista Bravo!

O poeta mato-grossense Manoel Barros foi eleito nesta segunda-feira (25) o Melhor Artista do Ano do Prêmio Bravo! Bradesco Prime de Cultura. A categoria seleciona candidatos com produção cultural brasileira recente. “Fiquei satisfeito, não poderia querer coisa melhor”, afirmou o autor em mensagem gravada em vídeo. Em seu discurso de agradecimento, o poeta também se referiu à dimensão artística que definitivamente atingiu na cultura brasileira: “Virei um mito para quem gosta da minha poesia”.

Ele venceu nomes como os da cantora Maria Bethânia, o ator Paulo José, o diretor de teatro Antunes Filho, o violonista Fábio Zanon e o coletivo de grafite osgemeos, formado pelos grafiteiros Gustavo e Otávio Pandolfo.

Manoel de Barros é autor de mais de 30 livros e ganhou o prêmio Jabuti por duas vezes. Lançou em 2010 sua obra poética completa, além de ganhar uma “desbiografia” autorizada no documentário Só Dez Por Cento é Mentira, do diretor Pedro Cezar.

Festa – O ator Lázaro Ramos foi o anfitrião da cerimônia, que contou com a presença de várias personalidades das artes e da cultura, como Ferreira Gullar, Paulo José, Jaques Morelenbaum e Paulo Miklos, que entregaram prêmios nas respectivas áreas. Além do Artista do Ano, outras 11 categorias foram premiadas na festa, que também incluiu uma recriação de sambas de Noel Rosa, artista que completaria 100 anos em 2010.