Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Longa infantil se torna a pior estreia da história dos EUA

Filme do mesmo produtor de 'Teletubbies' consome mais de 60 milhões de dólares em investimentos e faz menos de 500.000 dólares no 1º fim de semana

Dos mesmos criadores de Teletubbies, o longa infantil The Oogieloves in the Big Balloon Adventure era uma aposta de sucesso para o mercado americano. E foi uma grande furada. O filme consumiu mais de 60 milhões de dólares entre produção e marketing, e estreou em um número enorme de salas — 2.160 — nos Estados Unidos, neste fim de semana. Mas não passou dos 500.000 dólares em bilheteria, uma média de 207 dólares (420,81 reais) por sala.

O recorde de fracasso anterior era do filme independente de terror Creature (2011), que arrecadou 217 de dólares (441,14 reais) nas 1.500 salas onde estreou. Oogieloves foi exibido em horários matutinos para um público principalmente infantil, que paga menos por ingressos.

Muitos especialistas da indústria se perguntam se foi acertada a decisão de estrear o filme em cinemas em vez de apostar por um lançamento em pay per view. Um dos produtores do filme, Kenn Viselman (de Teletubbies), procura contemporizar, dizendo que a “notoriedade” conseguida com o fracasso vai ajudar o longa. “A arrecadação nunca nos preocupou”, disse Viselman ao site especializado TheWrap. “Queríamos que o filme se tornasse conhecido. Agora, temos a notoriedade que buscamos durante semanas antes da estreia”, acrescentou, numa fala suspeita. O produtor quer usar a fama adquirida como a pior estreia da história ajudará o filme nas vendas em pay per view e quando for lançado em DVD.


Viselman depois admitiu um certo grau de “decepção” em sua equipe, mas disse que o longa não busca “os prêmios da academia”, e sim “encorajar os pais a dançar com seus filhos”. “Falei com muitos pais que levaram seus filhos para ver o filme e que ficaram encantados”, declarou.

Os Oogieloves são Goobie, Zoozie e Toofie, criaturas coloridas que lembram os Teletubbies. Sua aventura consiste em salvar uma festa surpresa de aniversário depois do sumiço do último dos cinco globos mágicos de Lovelyloveville. O filme conta com as vozes de Cloris Leachman, Carey Elwes, Chazz Palminteri, Toni Braxton, Christopher Lloyd e Jaime Pressly.

Viselman lembrou que o filme tinha obtido respostas positivas nas exibições prévias à estreia e que existem planos para desenvolver outros dois filmes protagonizados por estes personagens infantis. “É muito possível que tenhamos um plano de estreia diferente”, admitiu à revista Variety. O produtor afirmou ainda que planeja estrear o filme em mercados internacionais.