Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Lisboa recebe mostra de cinema latino-americano

Lisboa, 6 dez (EFE).- Comédias, dramas e filmes de animação latino-americanos integram uma heterogênea mostra de cinema que ganha as telas do Teatro São Jorge, em Lisboa, nesta terça-feira.

A segunda edição da Mostra de Cinema da América Latina aproxima nesta semana o público português à nova realidade cinematográfica do lado de cá do Atlântico com a exibição de longas-metragens, curtas e um debate que contará com a participação de alguns dos protagonistas.

Ao todo, são nove obras procedentes de nove países latino-americanos, encarregadas de divulgar na capital portuguesa os novos talentos cinematográficos da região.

O Brasil será representado pelo documentário ‘O Samba Que Mora Em Mim’, da diretora Georgia Guerra-Peixe. A obra, lançada em fevereiro deste ano, aborda depoimentos de moradores do Morro da Mangueira, no Rio de Janeiro.

Os demais filmes são o peruano ‘Las Malas Intenciones’, o argentino ‘Dos Hermanos’, o colombiano ‘Pequeñas Voces’, o paraguaio ‘Universo Servilleta’, o chileno ‘El Regalo’, o uruguaio ‘Jamás Leí a Onetti’, o mexicano ‘Hidalgo fi La Historia Jamás Contada’ e o cubano José Martí: El Ojo del Canario’.

O ciclo foi organizado pela Casa da América Latina em Portugal e levou a Lisboa a produtora peruana Rosario García-Montero e a brasileira María João Mayer, que conversarão nesta quarta-feira em público e com o crítico de cinema português José Vieira Mendes sobre os novos caminhos do cinema no continente. EFE