Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Lendário fotógrafo de moda Bill Cunningham morre aos 87 anos

Conhecido por seus retratos de gente comum pela cidade, Cunningham trabalhou por quase 40 anos no jornal americano The New York Times

Bill Cunningham, icônico fotógrafo de moda do The New York TImes, morreu neste sábado, aos 87 anos idade. Cunningham foi hospitalizado há uma semana, após sofrer um derrame.

Nascido em Boston, em 1929, o fotógrafo era conhecido pelos retratos de pessoas comuns nas ruas de Manhattan, em Nova York. Essas imagens eram publicadas em uma coluna na edição dominical de estilo do jornal americano desde 1978. Cunningham circulava de bicicleta pela cidade procurando personagens extravagantes. Certa vez, a diretora da Vogue, Anne Wintour, afirmou que “todas nos vestimos para Bill”.

Curiosamente, Cunningham era conhecido por sua austeridade. Ele vivia em um pequeno apartamento repleto de negativos de seus trabalhos, não tinha televisão e sempre tomava café da manhã na mesma cafeteria, por menos de 3 dólares. “Dinheiro é a coisa mais barata que existe. Liberdade é a mais cara”, dizia.

O fotógrafo era uma presença tão peculiar na cidade que, em 2009, o departamento de conservação dos marcos de Nova York o considerou uma lenda viva.

(Da redação)