Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Leilão de obras de Andy Warhol arrecada US$ 17 milhões

Foi o 1º de uma série de leilões que venderão 20 mil obras do artista pai da pop arte para arrecadar fundos para bolsas de estudo da Fundação Andy Warhol

O primeiro de uma série de leilões para arrecadar fundos para a Fundação Andy Warhol obteve quase 17 milhões de dólares (cerca de 34 milhões de reais) nesta segunda-feira, no primeiro passo de um processo em que a fundação comercializará todas as 20.000 obras que possui do pai da pop arte.

Leia também:

Metropolitan de NY explora impacto de Warhol nos últimos 50 anos

Pintura de borboleta da série 'Endangered species', de Andy Warhol, leiloada em Nova York Pintura de borboleta da série ‘Endangered species’, de Andy Warhol, leiloada em Nova York

Pintura de borboleta da série ‘Endangered species’, de Andy Warhol, leiloada em Nova York (/)

O leilão desta segunda, realizado pela casa Christie’s, pôs à venda 356 obras de Warhol (1928-1987), mas alguns dos trabalhos mais apreciados do artista ficaram sem comprador. A venda de todas as peças levará vários anos e o dinheiro arrecadado vai custear bolsas de estudos para a promoção da arte.

A pintura de uma borboleta da série Endangered species, arrematada por 1,05 milhão de dólares, foi a obra mais cara do leilão. Obras mais conhecidas e caras, com valor mínimo entre 800.000 e 1 milhão de dólares, porém, não foram vendidas – o que volta a demonstrar, segundo especialistas, o mau momento do mercado da arte em Nova York.

Galeria de fotos: Obras de Andy Warhol

A venda das obras de Warhol, que inclui leilões on-line em fevereiro e outros durante os próximos anos, procura arrecadar até 100 milhões de dólaras com pinturas, fotografias, gravuras, desenhos e outros tipos de material gráfico assinados pelo artista.

(Com agência EFE)