Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Lady Gaga é denunciada na Tailândia por uso ‘inapropriado’ da bandeira

Ministério da cultura local apresentou queixa formal contra a cantora. Ela hasteou a flâmula do país em uma motocicleta que dirigiu pelo palco

O ministério da Cultura da Tailândia apresentou formalmente uma queixa contra a cantora americana Lady Gaga por uso inapropriado de símbolo nacional durante um show realizado em Bangcoc no fim de maio. Durante o espetáculo, Gaga subiu em uma moto que ostentava, na parte traseira, a bandeira tailandesa – um gesto que as autoridades locais consideraram “inapropriado e que fere os sentimentos do povo tailandês”.

Um funcionário do ministério, que pediu para não ser identificado, disse à imprensa que “não pedimos à polícia que a processe, mas é nosso procedimento normal apresentar uma denúncia às respectivas autoridades quando recebemos estas informações”.

De acordo com o ministro tailandês da Cultura, a bandeira tricolor representa a nação (vermelho), a monarquia (azul) e a religião (branco).

Antes da apresentação, Lady Gaga já havia enfrentado a fúria de internautas por causa de um post no Twitter em que ela insinuou que o melhor de Bangcoc eram as falsificações. Cerca de 50 mil pessoas presenciaram o espetáculo da artista na capital tailandesa, uma das etapas de uma turnê que já provocou a ira de extremistas religiosos na Indonésia, Filipinas e Coreia do Sul.

(Com agência France-Presse)