Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Kyoto Animation: conheça o estúdio japonês atingido por incêndio

Criada em 1981, empresa está por trás da série 'Violet Evergarden' e do filme 'A Voz do Silêncio'

Nesta quinta-feira, 18, um incêndio criminoso destruiu um imóvel da Kyoto Animation, estúdio de animação localizado em Kyoto, oeste do Japão. O fogo teve início por volta das 10h30 no horário local (22h30 de quarta-feira em Brasília) e deixou ao menos 33 mortos e 35 feridos. Conhecido por muitos fãs de anime como KyoAni, o estúdio nasceu em 1981 e tem uma boa reputação graças às condições decentes de trabalho oferecidas a seus funcionários e por contratar mais diretoras e roteiristas mulheres, características pouco comuns na indústria de animação japonesa. 

Criado pelo casal Hideaki e Yoko Hatta – presidente e vice-presidente, respectivamente -, a especialidade da KyoAni é adaptar as chamadas “light novels”, romances leves e com tom dramático. Além disso, o estúdio já participou da produção de animações para outras empresas, como Akira (1988) e o primeiro filme da franquia Pokémon, Pokémon: O Filme, Mewtwo Contra-Ataca (1998). A empresa também tem uma frente de publicação de mangás originais.

Uma das mais conhecidas produções da Kyoto Animation é a série Violet Evergarden, lançada em 2016 e comprada pela Netflix em 2018. A história acompanha uma jovem que teve uma infância difícil até ser adotada por um oficial da marinha. Ela entra para as forças armadas de seu país, mas um acontecimento trágico faz com que ela deixe os combates e passe a trabalhar como ghostwriter em uma empresa de serviço de mensagens. É lá que ela passa a entender melhor os sentimentos humanos.

O mangá no qual a série é baseada venceu o prêmio principal na edição de 2014 da Kyoto Animation Awards, premiação criada em 2009 pelo estúdio. Muitos dos vencedores passaram a ser transformados em animações pela empresa desde então.

Outro sucesso da Kyoto Animation é A Voz do Silêncio, filme de 2016 que retrata uma garota surda que sofre bullying no colégio. Anos mais tarde, o colega que mais implicava com a menina tenta se redimir. Por tratar de questões sociais importantes no Japão, o filme foi elogiado pela crítica e venceu o prêmio de melhor animação no Japan Movie Critics Awards.

Outras animações do estúdio incluem o filme Munto e as séries K-On!, Full Metal Panic! e Clannad.

Repercussão

Diversos fãs de anime e das produções da Kyoto Animation utilizaram o Twitter para lamentar a tragédia e a hashtag #PrayForKyoani (“ore pela Kyoani”) ficou entre os tópicos mais comentados na rede social. Makoto Shinkai, famoso diretor de animações, escreveu: “Todo mundo na Kyoto Animation, por favor, tomem cuidado”. Confira abaixo outras reações: