Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

‘Jurassic Park’ 3D estreia nos EUA nesta sexta. No Brasil, só em agosto

Aos 20 anos, o filme de Steven Spielberg volta aos cinemas no formato 3D

Jurassic Park, filme pioneiro de Steven Spielberg que transformou o Tyrannosaurus Rex em um dos dinossauros mais populares do imaginário infantil, voltará ao cinema em formato 3D, vinte anos depois de revolucionar o mundo dos efeitos especiais. Em três dimensões e em cores acentuadas, Jurassic Park, ou Parque dos Dinossauros, reestreará nesta sexta-feira nos Estados Unidos, mas apenas em agosto no Brasil.

Leia também:

‘Jurassic Park 4’ chegará aos cinemas em junho de 2014

Lançado em 1993, o longa sobre um parque temático com dinossauros foi o primeiro a usar animais robóticos animados por computador. Os robôs foram construídos, alguns em tamanho real, com base em esculturas feitas de madeira e barro. Os movimentos foram criados com a técnica de stop-motion, e cada tomada foi tratada digitalmente para dar vida aos dinossauros.

“Foi a primeira vez que utilizamos efeitos por computador para fazer algo parecido com um animal vivo em um filme”, disse Dennis Muren, que fazia parte da equipe responsável pelos efeitos especiais. “Nós sabíamos que se conseguíssemos fazê-lo, seria algo totalmente novo. Mas nós também havíamos feito O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final dois anos antes, então sabíamos que estávamos perto de alcançar algo. E deu certo.”

Baseado em um romance de Michael Crichton e estrelado por Sam Neill, Laura Dern e Jeff Goldblum, Jurassic Park, ganhou três Oscar e arrecadou 920 milhões de dólares em bilheteria. O filme também teve duas continuações, lançadas em 1997 e 2001. (Com agência France-Presse)