Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Joseph Fiennes vai viver Michael Jackson em comédia para a TV

Escalação de ator branco para o papel do rei do pop é criticada nas redes sociais

O ator Joseph Fiennes (Shakespeare Apaixonado) vai viver Michael Jackson, morto em 2009, em um programa especial da televisão britânica. Chamado de Elizabeth, Michael & Marlon, a produção, de meia hora, será feita pela emissora Sky, do Reino Unido, que confirmou a escalação do ator nesta quarta-feira. A trama será uma comédia e vai ser comandada pelo diretor Ben Palmer (de (Des)encontro Perfeito).

LEIA TAMBÉM:

Michael Jackson rendeu mais de US$ 2 bilhões desde sua morte

Mãe biológica quer a guarda dos filhos de Michael Jackson

Rancho de Michael Jackson, Neverland, está à venda por US$ 100 milhões

‘Thriller’, de Michael Jackson, será relançado em 3D

A trama vai girar em torno de Elizabeth Taylor, Michael Jackson e Marlon Brando, que eram amigos próximos, e vai mostrar uma viagem que eles teriam feito em 2001, pouco após os atentados de 11 de setembro. Com medo de voar, o trio teria ido de Nova York até a Costa Oeste dos Estados Unidos de carro. A história foi contada em um artigo da revista Vanity Fair em 2011, mas acabou ganhando status de lenda urbana, uma vez que sua autenticidade nunca foi confirmada.

Nas redes sociais, a escalação de um ator branco para o papel foi criticada. A discussão surge no exato momento em que o maior prêmio do cinema mundial, o Oscar, vem sofrendo com críticas e boicotes por não ter nenhum ator negro entre os vinte indicados nas categorias de atuação. Fiennes se pronunciou sobre essa questão em entrevista ao site do programa Entertainment Tonight. “Eu sou um cara branco, da classe média de Londres. Estou tão chocado com isso (a escalação) quanto vocês devem estar”, disse, para depois defender a escolha: “Ele provavelmente já estava mais próximo da minha cor do que da cor original dele”. Entre as décadas 1980 e 1990, o cantor Jackson surgiu com a pele progressivamente mais branca – além do nariz e lábios mais finos, o cabelo alisado e uma covinha no queixo. O cantor atribuía o clareamento da pele ao vitiligo.

O restante do elenco também já está definido: Stockard Channing (Grease: Nos Tempos da Brilhantina) vai viver a atriz, enquanto Brian Cox (Troia) vai atuar como Brando. A comédia deve ir ao ar ainda este ano, mas ainda não há uma data definida de exibição.

(Da redação)