Clique e assine com 88% de desconto

Jornalista egípcia Shahira Amin ganha 6º Prêmio Julio Anguita Parrado

Por Da Redação - 27 fev 2012, 16h45

Córdoba (Espanha), 27 fev (EFE).- A jornalista egípcia Shahira Amin foi agraciada com o 6º Prêmio Internacional de Jornalismo ‘Julio Anguita Parrado’ por ter sido um ‘símbolo do papel que as mulheres desempenham nas mudanças políticas’ durante os protestos da Primavera Árabe.

O júri lhe concedeu o prêmio por unanimidade em reconhecimento a seu trabalho ‘contínuo em defesa dos direitos humanos’ e por representar a profissão de jornalista, ‘que deve ser reconhecida e apoiada em sua luta pela verdade e em seu direito ao exercício de informar sem mordaças e algemas’.

De acordo com o Sindicato de Jornalistas da Andaluzia (SPA), que concedeu o prêmio, a repórter egípcia mereceu a honraria por ser uma referência ‘àquilo que toda sociedade deve aspirar’.

A diretora-geral do SPA, Maria Dolores Fernandez, informou que nesta sexta edição concorreram ao prêmio 13 profissionais de países como Espanha, México, Egito, Rússia, Tunísia, Peru, Argentina e Reino Unido, que se destacaram por seu alto nível.

Publicidade

Maria Dolores afirmou que a agraciada ficou muito contente com o prêmio e deve comparecer à cerimônia de entrega que será realizada no dia 7 de abril na cidade de Córdoba (Andaluzia, sul da Espanha).

O prêmio foi criado em 2007 pelo SPA e a Prefeitura de Córdoba em homenagem ao jornalista cordobês de que lhe dá o nome, que morreu em 7 de abril de 2003 enquanto cobria a Guerra do Iraque. EFE

Publicidade