Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Jogo ‘Quem matou Saulo?’ teve 2,5 milhões de acessos em 24 horas

Site de 'Passione' alimenta a rede de intrigas de Silvio de Abreu, e é o primeiro concebido para ser mais do que um complemento da novela

Por Da Redação
15 out 2010, 23h18

“Era importante que a empresa identificasse uma oportunidade para montar uma estratégia de comunicação. Mas o meu objetivo, como autor, sempre será o de preservar a emoção e a surpresa para o entretenimento do público”, diz Silvio de Abreu

O crime que catapultou a audiência da novela virou, no site de Passione, o jogo “Quem matou Saulo?”. Nele, o público é convidado a bancar o detetive e apontar seu suspeito, escolhendo uma foto entre 40 personagens e um dentre 23 motivos que podem ter levado o criminoso a esfaquear o vilão. A resposta do público surpreendeu. Lançado na quinta-feira 14 de outubro, o jogo atraiu 2,5 milhões de palpites nas primeiras 24 horas.

Esta e outras atrações do site da novela são aliados perfeitos para um autor como Silvio de Abreu, que tem no relacionamento com o público uma das marcas de seu trabalho. São recursos que permitiram institucionalizar e controlar a central de boatos sobre os destinos das personagens de suas histórias para impulsionar a audiência das novelas e manter o interesse do público no que vai acontecer de mais palpitante nos próximos capítulos.

Desta vez, o autor pôde brincar oficialmente com o público. Antes de finalmente desvendar o mistério que cercava o nome da vítima do assassinato que tinha anunciado, a TV Globo lançou no site um jogo no qual colocou 12 possíveis vítimas do núcleo protagonista. Depois, o autor “salvou” uma por dia, até chegar aos cinco atores que gravaram suas cenas de despedida da trama sem eles próprios saberem se iriam voltar à história. No ‘Fantástico’ de domingo, foram exibidas todas as versões, além da morte de Saulo de forma diferente da que foi ao ar no dia seguinte.

Continua após a publicidade

Estratégia – Para a TV Globo, Passione é um marco no investimento em conteúdo estendido ou adaptado, que vem sendo feito há cerca de dois anos. Nesse período, foram feitos vários testes com ferramentas de interatividade com o público. Em Viver a Vida, por exemplo, Luciana (Alinne Moraes) tinha um blog que fez muito sucesso. Mas a atual novela das nove é a primeira que tem um site concebido para ser parte da obra, e não apenas seu registro na internet. O site de Passione é o primeiro a ter um diretor – Luiz Henrique Rios – que compõe o trio principal de diretores da novela, com Denise Saraceni e Carlos Araújo. O resultado é um aumento de 51% no número de visitas diárias, em relação às novelas anteriores. Momentos marcantes da trama, como o capítulo em que Diana (Carolina Dieckmann) descobriu o segredo de Gerson (Marcello Antony), resultaram em mais de um milhão e meio de páginas vistas.

Silvio acha tudo isso muito interessante, como autor. Diz ele: “Era importante que a empresa identificasse uma oportunidade para montar uma estratégia de comunicação. Mas o meu objetivo, como autor, sempre será o de preservar a emoção e a surpresa para o entretenimento do público.”

(Leo Pinheiro)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.