Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

João Doria vai revelar sua porção Roberto Justus no novo ‘O Aprendiz’

No comando da nova temporada do reality show, o empresário promete postura durona que rendeu a Justus a fama de bravo nas primeiras edições da atração

Se Roberto Justus quer se livrar da fama de durão, João Doria Jr. deseja conquistá-la. O apresentador de topete passou a ser visto como alguém rígido após comandar por seis anos o programa O Aprendiz, em que ficou marcada sua contundência ao dizer “Você está demitido” aos participantes. Uma das razões que o levou a trocar a Record pelo SBT, em 2009, foi justamente a tentativa de ser visto pelo público como uma pessoa mais meiga. Na direção oposta, João Doria Jr. se empenha em desconstruir a imagem de bonzinho para encarnar o chefe durão. A porção Roberto Justus de Doria Jr. pode ser vista a partir desta terça, quando estreia a nova temporada de O Aprendiz, a segunda consecutiva comandada por Doria.

João Doria Jr. usa os termos “líder” e “equipe” para se referir às relações de trabalho em suas empresas. Em frente às câmeras, porém, esse lado conciliador deverá desaparecer. “O desafio é juntar minha visão de chefia com a obrigação de ser mais rígido. Nas gravações, meu nível de exigência e braveza está acima do que eu pratico nas minhas empresas.”

O apresentador atribui a nova contingência ao próprio perfil dos participantes. Com idade média de 33 anos, os 16 candidatos desta edição se identificam mais com o papel de empreendedor do que com o de funcionário. Isso porque o empreendedorismo é a nova pegada do programa: em vez de oferecer um emprego, como ocorreu em edições anteriores disputadas por jovens universitários, o reality dará 1,5 milhão de reais para o vencedor investir em seu negócio. “Alguns dos competidores são microempresários. Eles não têm idade para inspirar qualquer tipo de condescendência. Se fossem universitários, seria diferente.”

Para se enquadrar no estereótipo de patrão exigido nesta edição, João Doria Jr. conta não ter se inspirado em nenhuma personalidade em especial, mas pode contar com a ajuda de Roberto Justus. A Record cogita a possibilidade do empresário atuar como avaliador numa das tarefas finais. “Eu e Justus tivemos uma reunião para avaliar essa possibilidade. Tanto eu como ele deixamos a decisão nas mãos da emissora.”

Roberto Justus voltou ao elenco da Record, em julho, após dois anos no SBT. Na época, especulou-se se Doria iria devolver o posto de apresentador de O Aprendiz. Isso não aconteceu, mas não está descartada uma participação do publicitário em um dos episódios do reality, como uma espécie de consultor. Justus e Doria já toparam, mas faltam os acertos finais.

Com contrato até o fim do ano, Doria pretende discutir seu futuro na emissora após o término desta edição de O Aprendiz. “Sou empresário, por isso tomo minhas decisões baseado no bom senso, e não na emoção.”