Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Jane Fonda é presa durante protesto ambiental em Washington

Atriz americana e outras quinze pessoas foram presas sob acusações de obstrução, importunação e aglomeração

A atriz Jane Fonda, de 81 anos, foi detida na tarde desta sexta-feira, 11, enquanto participava de um protesto contra as políticas norte americanas de preservação do meio ambiente. O ato acontecia em frente ao Capitólio, prédio governamental em Washington, capital norte americana.

Segundo o site da revista The Hollywood Reporter, a artista e outras quinze pessoas ligadas ao grupo Oil Change International foram presas sob acusações de obstrução, importunação e aglomeração.

Jane se mudou recentemente para a capital com o objetivo de acompanhar de perto os protestos pela causa ambiental. “Estarei no Capitólio toda sexta-feira, faça chuva ou faça sol, inspirada e encorajada pelo incrível movimento que nossos jovens criaram”, anunciou a vencedora de dois Oscar em seu blog na última quinta-feira 10.

Histórico

A atriz possui um longo histórico como ativista política. Em 1970, chegou a ser presa no aeroporto de Cleveland enquanto protestava contra a Guerra do Vietnã – seu engajamento chamou a atenção do então presidente Richard Nixon, que descreveu Jane como “bela, mas equivocada” em suas escolhas políticas.

A artista também está ligada ao ativismo ambiental, fazendo forte oposição à indústria de combustíveis fósseis. “Eu não posso mais ficar quieta e permitir que nossos funcionários eleitos ignorem – e pior ainda – encorajem as indústrias que estão destruindo nosso planeta por lucro. Nós não podemos continuar apoiando isso”, escreveu em seu blog recentemente.