Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

James Cameron promete ajudar tribo de índios da Amazônia

Diretor quer transformar oposição à construção da Belo Monte em filme 3D

O cineasta James Cameron afirmou que voltará ao Brasil neste ano para dirigir um filme 3D sobre índios da Amazônia que se opõem à construção de uma barragem, a de Belo Monte, na região.

“Eu quero encontrar alguns líderes da tribo Xikrin-Kayapo que me convidaram para voltar ao Brasil”, disse o diretor canadense em uma entrevista publicado no jornal Folha de São Paulo.

“Vou fazer um filme 3D sobre a vida desses índios e sobre a sua cultura”, ressaltou o cineasta, que assina o blockbuster Avatar, cuja trama se desenrola em torno de uma comunidade pacífica chamada Na’Vi.

O diretor já foi para a Amazônia duas vezes em uma demonstração de apoio à tribo. Ele fez também um pequeno filme sobre a resistência dos índios à construção da barragem, que deverá ser incluído como extra na edição de natal do DVD do Avatar.

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu sinal verde à construção da hidrelétrica Belo Monte, no Rio Xingu, afluente do rio Amazonas. O início do projeto está previsto para o final deste ano ou para o começo de 2011.

Oponentes afirmam que o projeto não é economicamente viável e poderia causar o deslocamento de 16.000 pessoas, que hoje vivem em uma área que deve ser inundada por conta da construção da barragem.

O governo garante que nenhuma região indígena será ameaçada e disse ter gastado milhões para reduzir o impacto social e ambiental da represa.

(Com agência France-Presse)