Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

IMPERDÍVEL: Mostra reúne fotos de Robert Capa, Gerda Taro e Chim

'A Valise Mexicana' traz o trabalho dos três fotógrafos que estabeleceram as bases da moderna fotografia de guerra no século 20

Três caixas com 4.500 negativos da Guerra Civil Espanhola foram encontradas na Cidade do México, em 2007, e enviadas ao Centro Internacional de Fotografia de Nova York (ICP) no mesmo ano. Dentro delas, estava um dos mais valiosos tesouros históricos e fotográficos do século XX: 126 rolos de filmes com imagens inéditas registradas entre 1936 e 1939 por três dos maiores fotógrafos de guerra, Robert Capa, Gerda Taro e David Seymour, conhecido como Chim. Parte desse acervo está em exibição na exposição A Valise Mexicana, na Caixa Cultural São Paulo, após passar por Estados Unidos, Espanha, França, México e Hungria.

O americano de origem húngara Robert Capa (1913-1954), a alemã Gerda Taro (1910-1937) e o polonês David Chim (1911-1956) foram três imigrantes que se tornaram amigos ao viverem na Paris dos anos 1930. A exposição segue a ordem cronológica do registro das imagens e está dividida em três partes: a primeira dedicada a Chim, a segunda às fotografias de Taro e a última com a obra de Capa. O trio estabeleceu as bases da moderna fotografia de guerra no século XX – com Chim documentando a vida cotidiana de soldados e camponeses das regiões arrasadas pela guerra e Capa e Taro fotografando os conflitos ao irem, eles mesmos, para o front.

A mostra pode ser conferida até 2 de outubro, de terça-feira a domingo, das 9 às 19 horas, na Caixa Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111, São Paulo). A entrada é gratuita.

(Com Estadão Conteúdo)