Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

IMPERDÍVEL: ‘Eu Não Sou Seu Negro’ ganha força com o Oscar

Filme acompanha a vida e morte dos ativistas dos direitos civis Medgar Evans, Malcolm X e Martin Luther King Jr.

O documentário Eu Não Sou Seu Negro, indicado ao Oscar 2017, tem uma história de bastidor tão interessante quanto a obra em si — e uma correlação de existência raramente vista entre literatura e cinema. Há 10 anos, o cineasta haitiano Raoul Peck adquiriu os direitos de manuscritos de um livro inacabado, escritos por James Baldwin, morto em 1987. Oito anos antes de sua morte, o escritor e intelectual americano propôs ao seu agente um ensaio sobre a história dos negros na América a partir da vida e assassinato de três amigos ativistas dos direitos civis: Medgar Evans, Malcolm X e Martin Luther King Jr. Distintos em suas visões e ações, os três lutavam por um fim em comum, e foram mortos em um espaço de cinco anos durante a década de 1960.

O livro, batizado de Remember This House, nunca saiu. Trinta páginas soltas de um rascunho foram encontradas. Peck, agora, finaliza o trabalho começado pelo escritor, com uma apurada pesquisa de imagens, usadas para completar lacunas do texto — narrados por Samuel L. Jackson. O filme, por sua vez, bebe com profundidade das ideias do autor que observa a construção das identidades negra e branca americanas. A soma resulta em um belo documentário, que caminha sem ordem cronológica desde a escravidão dos negros até Barack Obama e os dias atuais.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Hattori Hanzo

    …então qual é a da pele?

    Curtir

  2. “Negro” é a forma pejorativa de se referir a uma pessoa de pele preta. A palavra “negro” era usada originalmente pelos portugueses para em referencia aos índios, que eram chamados de negros da terra. Portanto, assim como chmar o branco de branco, o certo é chamar de preto o preto. Se assim fosse, todo mundo perceberia que nosso país tem menos brancos e pretos que a maioria, que é parda.

    Curtir

  3. Hattori Hanzo

    …esta gente vive com o olho no retrovisor.

    Curtir

  4. Hattori Hanzo,
    Não é no retrovisor. É só no retro.
    Tanto que chamam aquilo de olho do c…

    Curtir